esgrima

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A Lenda

imagem de Aladár Gerevich (HUN) - lenda da esgrima

Aladár Gerevich (HUN)

Ganhou sete ouros, uma prata e dois bronzes em Olimpíadas

VOCÊ VAI OUVIR

    imagem de uma máscara de esgrima
  • Fim da máscara: A federação internacional de esgrima já testou o uso de máscaras transparentes nas disputas para que a mídia pudesse mostrar o rosto dos atletas. Olhar no olho do adversário, no entanto, atrapalhava os esgrimistas

REGRAS

  • Meta: objetivo é tocar o corpo do adversário com uma arma de ponta cega o maior número de vezes possível
  • Duração e vencedor: Individual: três rounds de três minutos cada um ou até um competidor marcar 15 pontos
    Equipe: nove rounds de três minutos cada um ou até uma equipe marcar 45 pontos

PONTUAÇÃO

    Um sistema eletrônico conectado à arma de cada esgrimista determina quando o oponente foi tocado, contabilizando um ponto. Quando acontece o contato, um sensor na ponta da arma acenderá uma luz vermelha ou verde (dependendo do lado em que estiver o atleta) perto da pista e na cabeça dos atletas e indicará quem acertou o golpe. Se as duas luzes forem acionadas, a decisão ficará a cargo do árbitro. Já a luz branca significa contato invalidado, ou seja, sem pontuação

CURIOSIDADES

imagem do atleta Pierre de Coubertain
Roupa suja

Antes da criação do sistema eletrônico para marcar a pontuação, os uniformes brancos facilitavam a identificação dos toques das armas, que deixavam manchinhas na roupa

Tradição

A esgrima era um dos esportes praticados pelo barão Pierre de Coubertain, fundador dos Jogos Olímpicos da era Moderna

BRASIL NOS JOGOS

O país jamais ganhou medalhas

Fontes: Comitê Rio 2016 e Federação Internacional de Esgrima

Reportagem: Mariana Lajolo / Infográfico: Marcelo Pliger / 3D: David Garroux / Logo: Adriana Mattos / Desenvolvimento: Suellen Tobler e Angelo Dias