O CAMPO
Pode ser de grama natural ou sintética
Gol
End zone
100 jardas
(91,44 m)
10 jardas
End zone
(9,1 m)
Gol
53,3 jardas
(48,77 m)
No meio do campo fica a linha de 50 jardas. As demais marcações mostram quantas jardas faltam para chegar à end zone
O GOL EM Y
5,4 m
lenços laranjas nas pontas apontam a direção do vento
10,67 m
3,05 m
A BOLA OVAL
Pesa de 14 (397 g) a 15 onças (425 g)
11 polegadas
(28 cm)
circunferências longa e curta
21 pol.
28 pol.
(53 cm)
(71 cm)
O TEMPO DE JOGO
0
15’
15’
4º
1º
quarto
quarto
2º tempo
1º tempo
3º
2º
quarto
quarto
15’
15’
intervalo de 12 min
> São 4 quartos de 15 min cada. Há um intervalo de 12 min entre o 2º e o 3º quarto
> Cada time pode pedir até três tempos a cada 2 quartos > Empate provoca prorrogações de 15 min cada até que saia um vencedor
FORMAÇÕES
BÁSICAS
1
OFENSIVA
10
11
Ataque
8
9
5
1
2
3
4
6
7
1 e 9.Wide receiver 2 e 7.Tackle, 4.Center 3 e 6.Guards 8. Tight end 5.Quarterback 10.Running back 11.Fullback
O cérebro é o quarterback. Ele recebe a bola no início das jogadas e pode lançar para um wide receiver (velocista). Quem mais corre com a bola são os running backs. De um dos lados fica o tight end, que ataca ou ajuda na defesa. A linha interior tem cinco jogadores. O center e ao lado dele dois guards e dois tackles
2
DEFENSIVA
9
10
6
7
5
Ataque
11
8
1
3
4
2
1 e 4.Ends 2 e 3.Tackles 5, 6, 7. Linebackers 8 e 11.Cornerbacks 9 e 10.Safeties
Na linha de frente ficam os “armários”, que impedem as corridas dos atacantes e tentam alcançar o quarterback. A segunda linha tem 3 linebackers. Os 4 homens da última linha são os cornerbacks, do lado de fora, e os safeties, pelo meio. Eles são os jogadores mais rápidos e que combatem os wide receivers
OBJETIVO
Marcar mais pontos que o adversário.
Os pontos podem ser marcados das
seguintes formas:
1
TOUCHDOWN
bola
jogador
End zone
Entrar na end zone (zona final, em tradução livre) com a posse da bola. Vale 6 pontos e ainda dá direito a uma tentativa de ponto extra ou de conversão de dois pontos. A decisão é do time que marca o Touchdown
A. Ponto extra
Colocar a bola na linha de 15 jardas e acertar um field goal; vale 1 ponto
End zone
B. Conversão de dois pontos
Colocar a bola na linha de 2 jardas e fazer um novo touchdown. Vale 2 pontos
2
FIELD GOAL
Chutar a bola entre as traves em forma de Y nas extremidades do campo; vale 3 pontos
3
SAFETY
Derrubar o jogador que ataca e que estiver com a bola dentro de sua end zone; vale 2 pontos
Jogador de defesa
End zone do time que ataca
Jogador de ataque
AS JOGADAS
jogada aérea
jogada terrestre
1
SNAP
A partir da jarda onde a última jogada terminou, o center passa a bola por baixo das pernas, em geral, para o quarterback
2
LANÇAMENTO OU CORRIDA
O quarterback busca um companheiro de equipe para receber a bola e lança para ele, fazendo uma jogada aérea, ou entrega a bola para um dos running backs, que corre com ela, fazendo uma jogada terrestre
3
COMO A JOGADA ACABA
A bola lançada pelo quarterback toca o chão antes que qualquer outro jogador consiga recebê-la
O jogador com o controle da bola pisa fora do campo
O jogador com o controle da bola é derrubado por um rival
DINÂMICA
Os times se revezam no ataque e na defesa
1
DESCIDAS (DOWNS)
No ataque, as equipes têm 4 chances para avançar 10 jardas. Se conseguirem ganham mais 4 tentativas
Na quarta tentativa
Opção 1. Podem dar um punt (chutão), tentando fazer o outro time começar o mais longe possível da end zone
Opção 2. Se estiverem próximos à end zone, podem tentar um field goal
Opção 3. Podem avançar as jardas que faltam para conseguir as 10. Se não conseguirem, devolvem a bola para o adversário do ponto em que pararam
2
TOMAR A POSSE DE BOLA
Jogador de ataque
Jogador de defesa
Interceptação
Quando um defensor segura a bola antes que ela caia no chão após um jogador do time de ataque arremessá-la
Fumble
Quando um jogador perde o controle da bola e o outro time a recupera
O CAMPO
Pode ser de grama natural ou sintética
End zone
End zone
Gol
Gol
53,3 jardas
(48,77 m)
100 jardas
(91,44 m)
10 jardas (9,1 m)
No meio do campo fica a linha de 50 jardas. As demais marcações mostram quantas jardas faltam para chegar à end zone
5,4 m
lenços laranjas nas pontas apontam a direção do vento
A BOLA OVAL
O GOL EM Y
10,67 m
Pesa de 14 (397 g) a 15 onças (425 g)
11 polegadas
(28 cm)
circunferências longa e curta
3,05 m
28 pol.
21 pol.
(53 cm)
(71 cm)
O TEMPO DE JOGO
0
15’
15’
4º quarto
1º quarto
2º
tempo
1º
tempo
2º quarto
3º quarto
15’
15’
intervalo de 12 min
> São 4 quartos de 15 min cada. Há um intervalo de 12 min entre o 2º e o 3º quarto
> Cada time pode pedir até três tempos a cada 2 quartos
> Empate provoca prorrogações de 15 min cada até que saia um vencedor
FORMAÇÕES BÁSICAS
1
OFENSIVA
10
11
5
1
9
8
2
3
4
6
7
1 e 9.Wide receiver 2 e 7.Tackle, 4.Center 3 e 6.Guards 8. Tight end 5.Quarterback 10.Running back 11.Fullback
O cérebro é o quarterback. Ele recebe a bola no início das jogadas e pode lançar para um wide receiver (velocista). Quem mais corre com a bola são os running backs. De um dos lados fica o tight end, que ataca ou ajuda na defesa. A linha interior tem cinco jogadores. O center e ao lado dele dois guards e dois tackles
2
DEFENSIVA
9
10
6
7
5
11
8
1
3
4
2
1 e 4.Ends 2 e 3.Tackles 5, 6, 7. Linebackers 8 e 11.Cornerbacks 9 e 10.Safeties
Na linha de frente ficam os “armários”, que impedem as corridas dos atacantes e tentam alcançar o quarterback. A segunda linha tem 3 linebackers. Os 4 homens da última linha são os cornerbacks, do lado de fora, e os safeties, pelo meio. Eles são os jogadores mais rápidos e que combatem os wide receivers
OBJETIVO
Marcar mais pontos que o adversário. Os pontos
podemser marcados das seguintes formas:
1
bola
TOUCHDOWN
jogador
End zone
Entrar na end zone (zona final, em tradução livre) com a posse da bola. Vale 6 pontos e ainda dá direito a uma tentativa de ponto extra ou de conversão de dois pontos. A decisão é do time que marca o Touchdown
A. Ponto extra
Colocar a bola na linha de 15 jardas e acertar um field goal; vale 1 ponto
End zone
B. Conversão de dois pontos
Colocar a bola na linha de 2 jardas e fazer um novo touchdown; vale 2 pontos
2
FIELD GOAL
Chutar a bola entre as traves em forma de Y nas extremidades do campo; vale 3 pontos
3
SAFETY
Derrubar o jogador que ataca e que estiver com a bola dentro de sua end zone; vale 2 pontos
Jogador de defesa
End zone do time que ataca
Jogador de ataque
AS JOGADAS
jogada aérea
jogada terrestre
2
1
LANÇAMENTO OU CORRIDA
SNAP
O quarterback busca um companheiro de equipe para receber a bola e lança para ele, fazendo uma jogada aérea, ou entrega a bola para um dos running backs, que corre com ela, fazendo uma jogada terrestre
A partir da jarda onde a última jogada terminou, o center passa a bola por baixo das pernas, em geral, para o quarterback
3
COMO A JOGADA ACABA
A bola lançada pelo quarterback toca o chão antes que qualquer outro jogador consiga recebê-la
O jogador com o controle da bola é derrubado por um rival
O jogador com o controle da bola pisa fora do campo
DINÂMICA
Os times se revezam no
ataque e na defesa
1
DESCIDAS (DOWNS)
No ataque, as equipes têm 4 chances para avançar 10 jardas. Se conseguirem ganham mais 4 tentativas
Na quarta tentativa
Opção 1. Podem dar um punt (chutão), tentando fazer o outro time começar o mais longe possível da end zone
Opção 2. Se estiverem próximos à end zone, podem tentar um field goal
Opção 3. Podem avançar as jardas que faltam para conseguir as 10. Se não conseguirem, devolvem a bola para o adversário do ponto em que pararam
2
TOMAR A POSSE DE BOLA
Interceptação
Quando um defensor segura a bola antes que ela caia no chão após um jogador do time de ataque arremessá-la
Jogador de defesa
Jogador de ataque
Fumble
Quando um jogador perde o controle da bola e o outro time a recupera