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O CAMPO

Pode ser de grama natural ou sintética

Gol

End zone

100 jardas

(91,44 m)

10 jardas

End zone

(9,1 m)

Gol

53,3 jardas

(48,77 m)

No meio do campo fica a linha de 50 jardas. As demais marcações mostram quantas jardas faltam para chegar à end zone

O GOL EM Y

5,4 m

lenços laranjas nas pontas apontam a direção do vento

10,67 m

3,05 m

A BOLA OVAL

Pesa de 14 (397 g) a 15 onças (425 g)

11 polegadas

(28 cm)

circunferências longa e curta

21 pol.

28 pol.

(53 cm)

(71 cm)

O TEMPO DE JOGO

0

15’

15’

quarto

quarto

2º tempo

1º tempo

quarto

quarto

15’

15’

intervalo de 12 min

> São 4 quartos de 15 min cada. Há um intervalo de 12 min entre o 2º e o 3º quarto

> Cada time pode pedir até três tempos a cada 2 quartos > Empate provoca prorrogações de 15 min cada até que saia um vencedor

FORMAÇÕES

BÁSICAS

1

OFENSIVA

10

11

Ataque

8

9

5

1

2

3

4

6

7

1 e 9.Wide receiver 2 e 7.Tackle, 4.Center 3 e 6.Guards 8. Tight end 5.Quarterback 10.Running back 11.Fullback

O cérebro é o quarterback. Ele recebe a bola no início das jogadas e pode lançar para um wide receiver (velocista). Quem mais corre com a bola são os running backs. De um dos lados fica o tight end, que ataca ou ajuda na defesa. A linha interior tem cinco jogadores. O center e ao lado dele dois guards e dois tackles

2

DEFENSIVA

9

10

6

7

5

Ataque

11

8

1

3

4

2

1 e 4.Ends 2 e 3.Tackles 5, 6, 7. Linebackers 8 e 11.Cornerbacks 9 e 10.Safeties

Na linha de frente ficam os “armários”, que impedem as corridas dos atacantes e tentam alcançar o quarterback. A segunda linha tem 3 linebackers. Os 4 homens da última linha são os cornerbacks, do lado de fora, e os safeties, pelo meio. Eles são os jogadores mais rápidos e que combatem os wide receivers

OBJETIVO

Marcar mais pontos que o adversário.

Os pontos podem ser marcados das

seguintes formas:

1

TOUCHDOWN

bola

jogador

End zone

Entrar na end zone (zona final, em tradução livre) com a posse da bola. Vale 6 pontos e ainda dá direito a uma tentativa de ponto extra ou de conversão de dois pontos. A decisão é do time que marca o Touchdown

A. Ponto extra

Colocar a bola na linha de 15 jardas e acertar um field goal; vale 1 ponto

End zone

B. Conversão de dois pontos

Colocar a bola na linha de 2 jardas e fazer um novo touchdown. Vale 2 pontos

2

FIELD GOAL

Chutar a bola entre as traves em forma de Y nas extremidades do campo; vale 3 pontos

3

SAFETY

Derrubar o jogador que ataca e que estiver com a bola dentro de sua end zone; vale 2 pontos

Jogador de defesa

End zone do time que ataca

Jogador de ataque

AS JOGADAS

jogada aérea

jogada terrestre

1

SNAP

A partir da jarda onde a última jogada terminou, o center passa a bola por baixo das pernas, em geral, para o quarterback

2

LANÇAMENTO OU CORRIDA

O quarterback busca um companheiro de equipe para receber a bola e lança para ele, fazendo uma jogada aérea, ou entrega a bola para um dos running backs, que corre com ela, fazendo uma jogada terrestre

3

COMO A JOGADA ACABA

A bola lançada pelo quarterback toca o chão antes que qualquer outro jogador consiga recebê-la

O jogador com o controle da bola pisa fora do campo

O jogador com o controle da bola é derrubado por um rival

DINÂMICA

Os times se revezam no ataque e na defesa

1

DESCIDAS (DOWNS)

No ataque, as equipes têm 4 chances para avançar 10 jardas. Se conseguirem ganham mais 4 tentativas

Na quarta tentativa

Opção 1. Podem dar um punt (chutão), tentando fazer o outro time começar o mais longe possível da end zone

Opção 2. Se estiverem próximos à end zone, podem tentar um field goal

Opção 3. Podem avançar as jardas que faltam para conseguir as 10. Se não conseguirem, devolvem a bola para o adversário do ponto em que pararam

2

TOMAR A POSSE DE BOLA

Jogador de ataque

Jogador de defesa

Interceptação

Quando um defensor segura a bola antes que ela caia no chão após um jogador do time de ataque arremessá-la

Fumble

Quando um jogador perde o controle da bola e o outro time a recupera

O CAMPO

Pode ser de grama natural ou sintética

End zone

End zone

Gol

Gol

53,3 jardas

(48,77 m)

100 jardas

(91,44 m)

10 jardas (9,1 m)

No meio do campo fica a linha de 50 jardas. As demais marcações mostram quantas jardas faltam para chegar à end zone

5,4 m

lenços laranjas nas pontas apontam a direção do vento

A BOLA OVAL

O GOL EM Y

10,67 m

Pesa de 14 (397 g) a 15 onças (425 g)

11 polegadas

(28 cm)

circunferências longa e curta

3,05 m

28 pol.

21 pol.

(53 cm)

(71 cm)

O TEMPO DE JOGO

0

15’

15’

4º quarto

1º quarto

tempo

tempo

2º quarto

3º quarto

15’

15’

intervalo de 12 min

> São 4 quartos de 15 min cada. Há um intervalo de 12 min entre o 2º e o 3º quarto

> Cada time pode pedir até três tempos a cada 2 quartos

> Empate provoca prorrogações de 15 min cada até que saia um vencedor

FORMAÇÕES BÁSICAS

1

OFENSIVA

10

11

5

1

9

8

2

3

4

6

7

1 e 9.Wide receiver 2 e 7.Tackle, 4.Center 3 e 6.Guards 8. Tight end 5.Quarterback 10.Running back 11.Fullback

O cérebro é o quarterback. Ele recebe a bola no início das jogadas e pode lançar para um wide receiver (velocista). Quem mais corre com a bola são os running backs. De um dos lados fica o tight end, que ataca ou ajuda na defesa. A linha interior tem cinco jogadores. O center e ao lado dele dois guards e dois tackles

2

DEFENSIVA

9

10

6

7

5

11

8

1

3

4

2

1 e 4.Ends 2 e 3.Tackles 5, 6, 7. Linebackers 8 e 11.Cornerbacks 9 e 10.Safeties

Na linha de frente ficam os “armários”, que impedem as corridas dos atacantes e tentam alcançar o quarterback. A segunda linha tem 3 linebackers. Os 4 homens da última linha são os cornerbacks, do lado de fora, e os safeties, pelo meio. Eles são os jogadores mais rápidos e que combatem os wide receivers

OBJETIVO

Marcar mais pontos que o adversário. Os pontos

podemser marcados das seguintes formas:

1

bola

TOUCHDOWN

jogador

End zone

Entrar na end zone (zona final, em tradução livre) com a posse da bola. Vale 6 pontos e ainda dá direito a uma tentativa de ponto extra ou de conversão de dois pontos. A decisão é do time que marca o Touchdown

A. Ponto extra

Colocar a bola na linha de 15 jardas e acertar um field goal; vale 1 ponto

End zone

B. Conversão de dois pontos

Colocar a bola na linha de 2 jardas e fazer um novo touchdown; vale 2 pontos

2

FIELD GOAL

Chutar a bola entre as traves em forma de Y nas extremidades do campo; vale 3 pontos

3

SAFETY

Derrubar o jogador que ataca e que estiver com a bola dentro de sua end zone; vale 2 pontos

Jogador de defesa

End zone do time que ataca

Jogador de ataque

AS JOGADAS

jogada aérea

jogada terrestre

2

1

LANÇAMENTO OU CORRIDA

SNAP

O quarterback busca um companheiro de equipe para receber a bola e lança para ele, fazendo uma jogada aérea, ou entrega a bola para um dos running backs, que corre com ela, fazendo uma jogada terrestre

A partir da jarda onde a última jogada terminou, o center passa a bola por baixo das pernas, em geral, para o quarterback

3

COMO A JOGADA ACABA

A bola lançada pelo quarterback toca o chão antes que qualquer outro jogador consiga recebê-la

O jogador com o controle da bola é derrubado por um rival

O jogador com o controle da bola pisa fora do campo

DINÂMICA

Os times se revezam no

ataque e na defesa

1

DESCIDAS (DOWNS)

No ataque, as equipes têm 4 chances para avançar 10 jardas. Se conseguirem ganham mais 4 tentativas

Na quarta tentativa

Opção 1. Podem dar um punt (chutão), tentando fazer o outro time começar o mais longe possível da end zone

Opção 2. Se estiverem próximos à end zone, podem tentar um field goal

Opção 3. Podem avançar as jardas que faltam para conseguir as 10. Se não conseguirem, devolvem a bola para o adversário do ponto em que pararam

2

TOMAR A POSSE DE BOLA

Interceptação

Quando um defensor segura a bola antes que ela caia no chão após um jogador do time de ataque arremessá-la

Jogador de defesa

Jogador de ataque

Fumble

Quando um jogador perde o controle da bola e o outro time a recupera