Da famosa Mônica ao desconhecido Capitão Picolé, veja curiosidades sobre 80 personagens de Mauricio de Sousa, que assoprou 80 velinhas nesta semana

TURMA DA MÔNICA

TURMA DO CHICO BENTO

TURMA DO HORÁCIO

São os personagens mais famosos de Mauricio de Sousa. Todo mundo já ouviu falar de Mônica, Cebolinha, Cascão, Magali e outros amigos do bairro do Limoeiro.

É o pessoal da roça. Na Vila Abobrinha, Chico, Rosinha, Zé Lelé e os outros meninos passam os dias nadando sem roupa no rio e roubando goiabas do vizinho.

O dinossaurinho órfão e filosófico é um dos personagens favoritos de Mauricio de Sousa. As histórias acontecem na pré-história, geralmente com predadores  e homens da caverna.

 

TURMA DO PENADINHO

TURMA DA MATA

OUTROS PERSONAGENS

Os fantasmas e outras criaturas assustadoras que moram no cemitério não dão tanto medo assim. Alguns personagens são inspirados em monstros clássicos, como Frankenstein e Drácula.

Andam um pouco esquecidos. Suas histórias estão ligadas mais à política e ao funcionalismo público. Um dos personagens mais famosos atualmente é o Jotalhão.

Algumas das criações de Mauricio de Sousa não têm exatamente uma turma, foram usados somente em algumas campanhas ou foram esquecidos. É a turma do fundo do baú.

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

1. CASCUDA

Namorada do Cascão, nasceu como uma versão feminina e sujinha do personagem. Com o tempo, foi ganhando mais importância nas histórias e até aparece sem o namorado.

 

2. CHOVINISTA

É o porco de estimação do Cascão. Mas não é nada sujo. Ele adora limpar as coisas e não se importa de tomar um banho de vez em quando.

3. CASCÃO

O personagem surgiu em 1961, inspirado em um amigo do irmão do cartunista. O primeiro gibi do Cascão foi publicado só 12 anos depois do da Mônica, em 1982.

 

4. FLOQUINHO

O cachorro do Cebolinha tem pelos para todos os lados. Em uma tira da “Folhinha”, na década de 1960, o garoto decide tosar o bicho. Sabe como é o Floquinho por baixo dos pelos? Ele simplesmente não existe!

5. CEBOLINHA

Ele existiu mesmo e fazia parte de uma turma de garotos da infância de Mauricio, em Mogi das Cruzes (SP). Como falava errado, isso serviu de inspiração ao personagem, que nasceu em 1960.

 

6. MARIA CEBOLINHA

Irmã de Cebolinha, tem cerca de dez meses de idade nas histórias e foi inspirada na filha mais velha de Mauricio: Mariângela Spada e Sousa.

7 e 8. MÔNICA e SANSÃO

A baixinha, dentuça e gordinha nasceu oficialmente em 3 de março de 1963, em uma tirinha da “Ilustrada”, na Folha. Mas essa não foi sua primeira aparição. Mônica desfilou ainda anônima na primeira página do jornal em 11 de fevereiro do mesmo ano.

Quando ganhou cores pela primeira vez, na “Folhinha”, o Sansão era amarelo. Ele só ganhou nome em 1983, em um concurso feito com crianças.

9. MAGALI

A comilona também foi inspirada em uma filha do Mauricio: Magali Spada e Souza. O primeiro gibi da personagem foi publicado em 1989.

 

10. MINGAU

O personagem surgiu na primeira edição do gibi da Magali, em 1989. No segundo número, foi lançado um concurso para a escolha do nome: 65 crianças sugeriram Mingau.

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

11. NIMBUS

Adora tudo relacionado a meteorologia. Foi criado em 1994, com o irmão Do Contra, e é inspirado também em um filho de Mauricio: Mauro Takeda e Sousa, que comanda hoje o Parque da Mônica.

 

12. ANJINHO

Anjo da guarda da Turma, ele muda de nome nas revisitinhas da Turma da Mônica Jovem (a versão mangá dos personagens de Mauricio). Primeiro para Céuboy, depois para Ângelo.

13. DORINHA

Cega, a personagem tem o nome em homenagem a Dorina Nowill, que perdeu a visão quando era criança e criou uma fundação para ajudar pessoas que não enxergam.

 

14. MARINA

Mais um personagem inspirado em uma filha de Mauricio de Sousa: Marina Takeda e Sousa, que trabalha com o pai na área artística do estúdio.

15. DENISE

Surgiu como coadjuvante nos anos 1990. Mas foi ganhando importância ao longo dos anos, tanto que hoje Mauricio planeja criar uma revistinha só dela.

 

16. CAPITÃO FEIO

Foi criado por Marcio Araujo, irmão de Mauricio. Antes de se tornar o vilão cheio de sujeira, era tio do Cascão.

 

17. MONICÃO

O cachorro da Mônica foi um presente do Cebolinha e do Cascão.

18. TEVELUISÃO

Ele não sai da frente da TV. Não é dos mais famosos da Turma da Mônica, mas até hoje aparece nas histórias. Pouco sai de casa e não interage muito com os outros.

 

19. DUDU

É primo da Magali. No início, porém, as histórias davam a entender que eles eram vizinhos. Mimado e birrento, detesta comer.

20. ASTRONAUTA

Lançado também na década de 1960, ele viaja a todos os cantos do Universo e só volta às vezes para casa. De tanto viajar, terminou o namoro com Ritinha.

 

21. TITI

Ele é mais velho que os personagens principais da Turma e dá em cima de várias meninas nas histórias. Só que ele tem uma namorada: Aninha.

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

22. LOUCO

Ele praticamente só contracena com o Cebolinha, a quem chama de Cenourinha. Alguns imaginam que ele é um amigo imaginário.

 

23 e 24. PROFESSOR SPADA / DOUTOR SPAM

É quem ensina informática à Turma, mas às vezes se transforma no vilão Dr. Spam. É inspirado em outro filho de Mauricio: Mauricio Spada e Souza.

25. ZÉ LUÍS

É um personagem antigo que não tem destaque hoje. Nas primeiras tiras da Mônica, apareceu como irmão mais velho da personagem. Logo essa ideia foi abandonada.

 

26. HUMBERTO

Criado em 1960, o personagem é mudo. Ele só murmura “hum-hum”. Há quem acredite que ele até sabe falar, mas gosta de economizar a voz.

27. MARCELINHO

Último personagem inspirado em um filho de Mauricio de Sousa, foi lançado em janeiro de 2015. O novato da Turma é baseado em Marcelo Pereira de Sousa.

 

28. XAVECO

Ele é filho de pais separados. Nas primeiras tiras e revistas, seu nome era escrito com “ch”, pois o cabelo dele lembrava uma chave.

29. FRANJINHA

É um dos personagens mais antigos. Apareceu na primeira tirinha do Mauricio publicada na Folha da Manhã (atual Folha de S.Paulo), em 18 de julho 1959.

 

30. BIDU

Mauricio já declarou que Bidu é um schnauzer. Nasceu com o Franjinha, em 1959, quando o cartunista ainda era repórter policial da Folha. Ele fez um concurso na redação para decidir o nome do cachorro.

31. LUCA

É o segundo personagem com deficiência a entrar para a Turma da Mônica, em 2004.

 

32. DO CONTRA

Criado em 1994, ele contraria todo mundo. Foi inspirado em Maurício Takeda e Sousa, filho do cartunista.

 

33. JEREMIAS

O primeiro e até hoje um dos únicos personagens negros de Mauricio de Sousa.

34

35

36

37

38

39

40

41

34. CHICO BENTO

Surgiu em 1962 como coadjuvante do Zé da Roça. Seu nome é inspirado em um tio-avô de Mauricio que ele nem chegou a conhecer, mas sobre quem ouviu muitas histórias.

 

35. HIRO

Filho de imigrantes japoneses, seu nome verdadeiro é Hiroshi. Surgiu antes do Chico Bento, com o Zé da Roça.

36. ZÉ DA ROÇA

Nasceu antes do Chico, no início da década de 1960, em uma tira que se chamava "Hiroshi e Zezinho". Depois Chico Bento tomaria o posto de personagem principal.

 

37. NHÔ LAU

Nas histórias antigas, dava tiros de espingarda no Chico Bento e nos outros meninos que roubavam suas goiabas. Hoje isso não aparece mais nas histórias.

38. PRIMO ZECA

Primo de Chico Bento, não sabe muito bem como funcionam as coisas do campo. No início, seu visual sempre mudava.

 

39. ZÉ LELÉ

O personagem é um dos mais recentes das histórias do Chico Bento. Como é engraçado e um pouco lerdo, agradou o público e se tornou amigo inseparável do personagem.

40. ROSINHA

Namorada de Chico Bento, é uma das únicas meninas que participam das histórias da turma da roça.

 

41. VÓ DITA

É inspirada na avó de Mauricio de Sousa, que, assim como a personagem, adorava contar histórias.

42

43

44

45

42. ALFREDO

Meio sumido nas últimas histórias, Alfredo é um dos personagens mais importantes para o Horácio. O pequeno dinossauro ficou “hospedado” no ninho desse pterodáctilo nas primeiras histórias.

 

43. HORÁCIO

É um dos personagens favoritos de Mauricio de Sousa. Ganhou espaço próprio pela primeira vez na “Folhinha”, em 1963. Suas histórias mais reflexivas e filosóficas não agradavam muito às crianças. É o único personagem cujos roteiros ainda são feitos quase que exclusivamente por Mauricio.

44. LUCINDA

A dinossaurinha apaixonada por Horácio foi inspirada em uma antiga namorada de Mauricio.

 

45. CUMPINCHINS

São olhinhos que ficam no escuro de uma caverna. Só foram vistos fora do escuro uma única vez: em 1971, no gibi nº 12 da Mônica.

46

47

48

46. DONA MORTE

É a personificação da morte. No fundo, gostaria que as pessoas não tivessem medo dela.

47. FRANK

Diversos personagens da Turma do Penadinho são inspirados em monstros famosos. Frank é uma versão do monstro de Frankenstein, que revolucionou a literatura de terror no século 19.

48. PENADINHO

Surgiu na segunda edição da “Folhinha”, em 15 de setembro de 1963, ainda com o nome de Fantasminha.

49

50

51

52

49. JOTALHÃO

O famoso elefante verde da Turma nem sempre foi assim. Nas primeiras edições da “Folhinha”, ele era cor-de-rosa.

50. RAPOSÃO

Apareceu logo na primeira edição da “Folhinha”, em 8 de setembro de 1963.As histórias, no início, tinham o nome dele.

51. COELHO CAOLHO

Membro da Turma da Mata e companheiro de Raposão e Jotalhão, é um típico coelho: perdeu a conta de quantos filhos já teve.

52. TARUGO

Confundido com tartaruga ou jabuti, na verdade é um cágado. Às vezes sai de seu casco e anda peladão por aí.

53

54

55

56

57

58

59

60

53. NICO DEMO

Politicamente incorreto e mal criado, foi lançado em 1966. Por causa do seu temperamento, Mauricio recebeu diversos pedidos para suavizar o humor do personagem. Isso fez com que Nico Demo desaparecesse.

 

54. MANFREDO

As historinhas de Bidu têm uma espécie de contrarregra e produtor: Manfredo. Ele aparece sempre que é preciso arrumar as bagunças das tirinhas.

55. ANDRÉ

É um personagem com autismo, transtorno que gera dificuldade de comunicação. Apareceu apenas em gibis promocionais.

 

56. MISTER B

Ele é um mágico que mostra os bastidores dos quadrinhos. Foi inspirado no Mister M, mágico famoso nos anos 1990 que ensinava truques de ilusionismo.

57. BUGU

Pode não parecer, mas é um cachorro. Foi criado para fazer oposição ao Bidu, no começo dos anos 1970. É inspirado em Marcio Araujo, irmão do Mauricio, e sempre quer chamar a atenção de todos.

 

58. TATI

É uma menina com síndrome de Down. Geralmente está acompanhada de Dorinha e Luca.

59. PALESTRINO

Papagaio boca-suja e irritado, surgiu nos anos 1970. Com a ascensão do politicamente correto e a proibição da criação de animais silvestres, o bicho sumiu das histórias.

 

60. LORDE COELHÃO

Inspirado em Darth Vader, de “Star Wars”, é um vilão que mais apareceu nos longa-metragens da Turma do que nos gibis.

61

62

63

64

65

66

67

68

69

61. CAPITÃO PICOLÉ

Primeiro personagem inventado por Mauricio, quando ele tinha 12 anos. Apareceu pela primeira vez nas revistinhas em 1998, para se vingar dos outros personagens por ter sido esquecido

 

62. TINA

Surgiu como uma hippie e foi mudando ao longo dos anos. Hoje é uma

típica jovem de 18 anos preocupada com namoros, baladas e fofocas.

63. ROLO

Surgiu com a Tina e era um hippie que vivia em Salvador. Hoje está mais para um paquerador.

 

64. DIEGUITO

Inspirado em Maradona, nasceu para fazer sucesso na Argentina. Por causa das polêmicas do jogador, o projeto nunca saiu do papel.

65. BOA BOLA

É o primeiro personagem do cartunista relacionado ao mundo do futebol,

antes de Pelezinho. Jogador profissional, só sabe falar do mundo da

bola.

 

66. PELEZINHO

É inspirado no próprio Pelé. Ganhou revistinha própria entre 1977 e 1982.

67. RONALDINHO GAÚCHO

O jogador de futebol se tornou personagem em 2005. Hoje é um dos mais conhecidos de Mauricio fora do Brasil.

 

68. RONALDO

O jogador já quase virou personagem fixo de Mauricio de Sousa, mas não vingou. Apareceu poucas vezes: em uma ilustração de 2009 e outra de 2011, quando ele se despediu da seleção brasileira.

69. NEYMAR Jr.

Mais um personagem inspirado em jogador de futebol. Ganhou uma série

de animação no Nickelodeon, em 2014, em que Neymar não foi dublado

pelo atleta real, mas pelo cantor Thiaguinho.

 

 

70

71

72

73

74

75

76

77

78

79

80

70 e 71. OS SOUSA

Esses personagens foram publicados em tiras a partir dos anos 1960. Contam os conflitos entre Sousa, que trabalha em um escritório, e seu irmão Mano, que vive causando problemas.

 

72. PAPA-CAPIM

Apareceu em uma tirinha na primeira edição da “Folhinha”, em 1963. Vive nas florestas do sul da Bahia.

 

73. JUREMA

Namorada do Papa-Capim, tem um nome muito relacionado aos indígenas. No romance “Iracema”, do escritor José de Alencar, jurema é uma bebida.

 

74 e 75. TIKARA E KEIKA

Os dois foram criados em 2008, em comemoração ao centenário da imigração japonesa ao Brasil. Eles têm a função de mostrar a cultura nipônica.

76. PITECO

Seu nome verdadeiro é Pithecanthropus Erectus da Silva. Foi em uma tirinha desse personagem que o Horácio apareceu pela primeira vez.

 

77. NIQUINHO

É o oposto do Nico Demo: angelical, bonzinho e inocente. Visualmente, lembra um pouco a Mônica (mas não no temperamento).

78 e 79. VANDA e VALÉRIA

Aparecem apenas na Turma da Mônica Jovem. São a cópia fiel das filhas gêmeas de Mauricio, Vanda e Valéria Signorelli e Sousa.

 

80. GAROTÃO

Amigo do Cebolinha, é um menino gigante. De tão grande, só suas pernas aparecem nos quadrinhos.

 

FOLHINHA

Reportagem Bruno Molinero

Edição Laura Mattos, Felipe Maia e Bruno Molinero

 

ARTE

Design Angelo Dias

Edição Thea Severino, Mario Kanno e Kleber Bonjoan