Descrição de chapéu Independência, 200

200 anos, 200 livros

Conheça 200 importantes livros para entender o Brasil, um levantamento com obras indicadas por 169 intelectuais da língua portuguesa

voltar para lista

Adriel Oliveira

Criador do perfil Livros do Drii nas redes sociais

As indicações de Adriel Oliveira

12º

Obra que fala sobre a história do Brasil, mas o mais importante é que ressalta os indígenas nessa narrativa --o quanto eles foram importantes na história, a exploração que eles sofreram dos europeus e as tentativas de catequização, tornando toda a cultura indígena apenas 'um nada'. Darcy Ribeiro expressa muito a sua opinião nessa obra, mas não quer dizer que ele não use os fatos necessários e não saiba desenvolvê-los --muito pelo contrário, ele desenvolve os fatos muito bem em cima de pesquisas e artigos.

Ir para página do livro chevron_right

Indicações fora da lista

Escrito por Rodrigo Trespach, 'Histórias Não (ou Mal) Contadas' é um livro que quebra vários tabus sobre o passado do Brasil, incluindo mitos e mentiras que nós escutamos sobre a história do país com uma forma de linguagem muito simples, para que todos consigam ler. Aborda assuntos importantes e interessantes como nazismo, guerra, entre vários outros. Cheio de ensinamentos, é um livro que, assim como os outros, carrega muita história, e como eu disse: fala sobre mentiras que nós acreditamos sobre a história. Informativo e necessário!

Escrito por Walter Solla e Ary Neto, 'Se Liga nessa História do Brasil' é um livro que conta sobre a história do Brasil de uma forma descontraída e brincalhona. Voltado para o público juvenil, com uma linguagem de fácil entendimento para que todas as pessoas possam ler. Aborda assuntos muito importantes, como: escravidão, descoberta do Brasil, família real e independência. Uma obra literária que tem muitos pontos importantes sobre a história do Brasil - claro que não conta tudo que aconteceu em todos os anos da história, já que é apenas um livro resumido do assunto que é extremamente extenso!