Descrição de chapéu Independência, 200

200 anos, 200 livros

Conheça 200 importantes livros para entender o Brasil, um levantamento com obras indicadas por 169 intelectuais da língua portuguesa

voltar para lista

Afonso Borges

Jornalista e escritor, é curador do portal Mondolivro e colunista do jornal O Globo

As indicações de Afonso Borges

50º

Cecília Meireles soube, em linguagem poética, contar a história da Inconfidência Mineira tornando-se, com o tempo, uma espécie de 'livro de história' informal, no qual várias gerações conheceram e estudaram os fatos vividos em Minas Gerais no século 18, onde a luta pela liberdade e a figura de Tiradentes têm papel central.

Ir para página do livro chevron_right
95º

Pela primeira vez na história do Brasil, um livro documenta personagens negros esquecidos – ou obnubilados – pela 'história oficial'. Da colonização aos dias atuais, o livro traz pequenas biografias, atualizadas e revistas destes personagens, fundamentais para a compreensão da identidade nacional.

Ir para página do livro chevron_right

Indicações fora da lista

É o mais importante livro de poesias do século 20, na minha opinião, porque contém o poema 'No Meio do Caminho'. Publicado inicialmente em julho de 1928 na Revista de Antropofagia, o poema fez uma pequena revolução na literatura ao romper com os padrões estéticos e formais da linguística. E atravessou o século 20 como um marco estético e conceitual, alcançando a linguagem popular em todos os campos e áreas do conhecimento.