Descrição de chapéu Independência, 200

200 anos, 200 livros

Conheça 200 importantes livros para entender o Brasil, um levantamento com obras indicadas por 169 intelectuais da língua portuguesa

voltar para lista

Ana Cecília Impellizieri

Editora da Bazar do Tempo

As indicações de Ana Cecília Impellizieri

Carolina Maria de Jesus inaugurou uma linha matricial literária brasileira, periférica, negra, algo sem par no mundo e que, 60 anos depois, ainda nos interroga.

Ir para página do livro chevron_right
50º

Ao analisar o contexto do nascimento da nossa República, cruzando história, ciências sociais e crítica cultural, José Murilo de Carvalho revela um traço que permanecerá presente na trajetória do país: a exclusão do povo da vida política brasileira. O que ele chamará em outras de suas obras de o 'pecado original da República', essa mesma República que segue sendo incapaz de produzir um governo representativo de suas cidadãs e seus cidadãos. Uma história no presente.

Ir para página do livro chevron_right
95º

O Brasil tem sido sistematicamente objeto de análises por parte de intelectuais e artistas estrangeiros, sobretudo a partir da segunda metade do século 19. Este livro do sociólogo francês Roger Bastide integra essa espécie de tradição de obras sobre o país feitas por quem vem de fora, o que tem gerado interpretações tão interessantes quanto diversas. Bastide, que viveu no Brasil por cerca de 15 anos, lecionando na USP, coloca em destaque este traço atemporal brasileiro: os contrastes. Geográficos, econômicos, sociais.

Ir para página do livro chevron_right
95º

Lorena, Ana e Lia são jovens que vivenciam de maneiras muito distintas a ditadura militar no Brasil, no início dos anos 1970. Lygia Fagundes Telles apresenta a partir das vozes individuais de cada uma de suas personagens as nuances de um tempo histórico sombrio.

Ir para página do livro chevron_right