Descrição de chapéu Independência, 200

200 anos, 200 livros

Conheça 200 importantes livros para entender o Brasil, um levantamento com obras indicadas por 169 intelectuais da língua portuguesa

voltar para lista

André Botelho

Professor da UFRJ, é presidente da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs)

As indicações de André Botelho

O baralhamento entre público e privado tem formulação exemplar neste ensaio. As formas particularistas de orientação das condutas tenderiam a permanecer como tensões e conflitos rivalizando com as instituições e práticas sociais democráticas. Sua grande contribuição, porém, é a discussão sobre 'cordialidade' como extensão da 'cultura da personalidade dos ibéricos' - noções que expressam tanto como a desigualdade social estaria enraizada na própria concepção de humano e de indivíduo, quanto os limites da ação coletiva no Brasil.

Ir para página do livro chevron_right
33º

Estudo original e corajoso ao tomar as relações entre os homens livres como definidoras da dinâmica social, e não as relações entre as chamadas classes fundamentais – senhores e escravos. Mostra como a 'dominação pessoal' se constitui num princípio geral de coordenação social em diferentes níveis complementares: nas relações dos homens livres pobres entre si, como técnica de dominação política nas relações com os fazendeiros, ordenando institucionalmente o Estado baralhando público e privado, e atravessando os circuitos do capital produtivo, comercial e financeiro do café.

Ir para página do livro chevron_right

Indicações fora da lista

Equivocadamente tomado como esteio de um nacionalismo programático, surpreendemos no livro a discussão sofisticada da constituição de complexos processos de conflitos e negociações de diferenças culturais e das identidades coletivas como relações que articulam o Brasil e o mundo, o particular e o geral, o original e cópia, o popular e o erudito. Nessa oposição às definições de identidades 'puras' ou 'autênticas', forja-se uma noção de cultura dinâmica, não como unidade expressiva e homogênea ou campo do consenso e da reconciliação, mas da tensão e do conflito em aberto.