Descrição de chapéu Independência, 200

200 anos, 200 livros

Conheça 200 importantes livros para entender o Brasil, um levantamento com obras indicadas por 169 intelectuais da língua portuguesa

voltar para lista

Bianca Santana

Jornalista e doutora em ciência da informação pela USP, é autora do livro “Quando me Descobri Negra”

As indicações de Bianca Santana

Kehinde, a personagem principal deste romance em primeira pessoa, nos faz sentir testemunha da astúcia de uma mulher negra que compra a própria alforria no século 19 e decide voltar ao continente africano. Ela se alfabetiza, participa de revoltas, vivencia sua espiritualidade, enriquece, vive amores, perde um filho e passa parte da vida à procura de outro, Luiz Gama. O livro retrata o terror da escravização, mas, principalmente, nos oferece a subjetividade e o protagonismo negro em nossa história.

Ir para página do livro chevron_right
33º

O livro reúne dez documentos e um programa de ação que apresentam o quilombo - 'reunião fraterna e livre, solidariedade, convivência, comunhão existencial' como possibilidade de futuro igualitário para o Brasil. Decodificar a experiência comunal dos quilombos seria, então, uma tarefa necessária para um verdadeiro projeto de Brasil.

Ir para página do livro chevron_right

Indicações fora da lista

Ialodê é uma expressão de poder feminino. Jurema Werneck nos mostra neste livro, que é resultado de sua tese de doutorado, como as mulheres negras se insubordinaram ao racismo, ao sexismo e ao colonialismo, ao longo da história do Brasil, por meio do samba.