Descrição de chapéu Independência, 200

200 anos, 200 livros

Conheça 200 importantes livros para entender o Brasil, um levantamento com obras indicadas por 169 intelectuais da língua portuguesa

voltar para lista

Cidinha da Silva

Escritora e fundadora do Instituto Kuanza, é autora de “Um Exu em Nova York”

As indicações de Cidinha da Silva

Carolina Maria de Jesus foi uma escritora negra que lutou a vida inteira para construir um lugar de existência para si mesma. Uma autora singular, complexa e paradoxal que não obedeceu à norma culta para escrever e grafou camadas superpostas nas páginas sujas de cadernos encontrados no lixo, um texto errático forjado no processo alquímico de diálogo entre dois anos de escolaridade formal, inventividade e determinação sem limites.

Ir para página do livro chevron_right
50º

Sueli Carneiro pertence a uma geração de ativistas negros que inventou um Brasil para nós existirmos. Sua intervenção política e da organização que criou, o Geledés – Instituto da Mulher Negra, modela os 40 anos mais recentes da história brasileira. Esta obra reúne os principais artigos e ensaios de Sueli Carneiro, formulados como respostas a questões políticas candentes, ancorados na perspectiva e ação contundentes de uma das principais artífices da transformação do tempo em que vivemos.

Ir para página do livro chevron_right
50º

Trata-se de uma coletânea fundamental para acessar parte significativa da produção literária negra feita no Brasil, de Maria Firmina dos Reis a autores da primeira década do século 21. Em quatro volumes, pesquisadores de mais de 60 universidades apresentam 100 autoras e autores afrodescendentes, excertos de suas obras, comentários críticos e biográficos, constituindo um panorama rico, abrangente e inédito.

Ir para página do livro chevron_right