Descrição de chapéu Independência, 200

200 anos, 200 livros

Conheça 200 importantes livros para entender o Brasil, um levantamento com obras indicadas por 169 intelectuais da língua portuguesa

voltar para lista

Djamila Ribeiro

Mestre em filosofia política, coordenadora da coleção de livros Feminismos Plurais e colunista da Folha

As indicações de Djamila Ribeiro

13º

A crença de que, no Brasil, houve a transcendência dos conflitos raciais e de que aqui no país brancos, negros e indígenas conviviam harmoniosamente tomou tamanha força que se constituiu como base da construção do país. Essa falácia de que, então, a questão diante da população negra seria a pobreza, e não uma discriminação racial, foi chamada de 'mito da democracia racial'. Contra ele, o grande Abdias Nascimento travou uma guerra teórica e prática traduzida com maestria nessa obra fundamental para entender o Brasil.

Ir para página do livro chevron_right
50º

A tradição do pensamento feminista negro brasileiro tem movido estruturas no debate do país rumo a um novo marco civilizatório. Viajamos pela história junto aos escritos de Sueli Carneiro num exercício de aprendizado com a perspectiva feminista negra e suas contribuições decisivas em grandes guerras que surtiram em avanços incomensuráveis para a população brasileira: criminalização do racismo, cotas raciais nas universidades, luta por diversidade no mercado de trabalho, entre tantas outras pautas necessárias encampadas pelas mulheres que abriram caminhos.

Ir para página do livro chevron_right

Indicações fora da lista

Esta obra organizada por Selma Dealdina, assistente social e secretária-executiva da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq), reúne diversas mulheres de quilombos de todas as regiões do país. Lançada em 2020, é a primeira obra vinda de organização de mulheres quilombolas no país. É necessário olhar para quem já faz há muito tempo pelo meio ambiente e pelo ser humano para pararmos com tentativas de 'inventar a roda' e aprendermos com os saberes das comunidades tradicionais na construção de um futuro.