Descrição de chapéu Independência, 200

200 anos, 200 livros

Conheça 200 importantes livros para entender o Brasil, um levantamento com obras indicadas por 169 intelectuais da língua portuguesa

voltar para lista

Erica Peçanha

Doutora em antropologia social pela USP, é autora de "Vozes Marginais na Literatura"

As indicações de Erica Peçanha

Compilado de registros diários de uma mulher negra e com baixa escolarização formal sobre o seu cotidiano numa favela da cidade de São Paulo, em meados dos anos 1950. Um retrato pungente, autoral e permeado pelas contradições humanas de quem lutava pela sobrevivência da família em um contexto de pobreza e poucas perspectivas de trabalho. Fundamental como testemunho sobre a favela e a experiência da fome.

Ir para página do livro chevron_right

Romance que remonta parte da história da escravidão brasileira desde a África, a partir do percurso de uma mulher negra. Para além da possibilidade de se compreender meandros do regime escravista e seus efeitos na formação do Brasil, o tom memorialista e, por vezes, etnográfico em torno da protagonista, permite apreender condições objetivas e subjetividades possíveis que as marcas de raça e gênero impunham a uma pessoa escravizada no século 19.

Ir para página do livro chevron_right
25º

Registro das letras do disco que alçou o grupo de rap Racionais MC's a fenômeno da música popular no Brasil. Crônicas das realidades periféricas que se espalham pelas muitas comunidades urbanas e presídios no Brasil da década de 1990.

Ir para página do livro chevron_right
50º

Romance sobre uma favela carioca escrito com base em uma pesquisa etnográfica sobre crime e criminalidade nas classes populares. Ficção de fôlego, numa narrativa impactante e seminal tanto para a compreensão da expansão da pobreza e da violência nas favelas brasileiras dos anos 1960 a 1990, como para a emergência de uma literatura feita a partir das periferias no cenário contemporâneo.

Ir para página do livro chevron_right