Descrição de chapéu Independência, 200

200 anos, 200 livros

Conheça 200 importantes livros para entender o Brasil, um levantamento com obras indicadas por 169 intelectuais da língua portuguesa

voltar para lista

Geovani Martins

Escritor, é autor de "O Sol na Cabeça", livro de contos

As indicações de Geovani Martins

16º

Com sua particular ironia, Lima Barreto conseguiu com esse livro debater questões fundamentais de sua época e que até hoje permanecem atuais. Um grande clássico que acredito ainda ter muito a nos ensinar.

Ir para página do livro chevron_right
25º

Lançado ao público como um disco de rap, as poesias de 'Sobrevivendo no Inferno' serviram de formação política e social para várias gerações, sobretudo para a juventude espalhada pelas favelas e periferias do país. Quando entrou para lista de leituras obrigatórias no vestibular da Unicamp, essas letras foram publicadas num livro que já nasceu um clássico.

Ir para página do livro chevron_right

Indicações fora da lista

Um dos primeiros livros editados pela Flup (Festa literária das periferias), essa coletânea de contos e crônicas representa, para mim, um verdadeiro marco na cultura brasileira. Composto pela imensa maioria de pessoas negras, moradoras de favelas ou periferias, revelou e inspirou muita gente, se tornando um importante passo para a revolução criativa que o Brasil passou nos últimos anos.