Descrição de chapéu Independência, 200

200 anos, 200 livros

Conheça 200 importantes livros para entender o Brasil, um levantamento com obras indicadas por 169 intelectuais da língua portuguesa

voltar para lista

Itamar Vieira Junior

Romancista, é autor de "Torto Arado" e colunista da Folha

As indicações de Itamar Vieira Junior

O racismo institucional brasileiro tentou, mas não conseguiu silenciar a voz de Carolina Maria de Jesus. O resultado foi uma literatura dolorosa e vivaz, documento incontornável sobre o Brasil pós-abolição e sobre a chaga aberta da escravidão, ainda muito longe de cicatrizar. Passados 60 anos de sua publicação, continua a ser um clássico que fala a gerações e revela 'um país com um passado pela frente', como diria Millôr Fernandes.

Ir para página do livro chevron_right

A Queda do Céu' é um organismo vivo, como uma 'pele de imagens' –é assim que os yanomami se referem a documentos escritos diversos. Centrado na vida do xamã e ativista yanomami Davi Kopenawa, na cosmologia de seu povo e atravessando a história do genocídio dos povos indígenas, desde a invasão europeia no continente americano até os nossos dias, o livro é a revelação do que poderíamos ter sido se tivéssemos sensibilidade para escutar o que os povos originários tinham --e ainda têm!-- a nos dizer.

Ir para página do livro chevron_right
10º

Lilia Schwarcz e Heloísa Starling condensam mais de 500 anos de história em pouco mais de 500 páginas. Uma façanha, visto o tamanho do desafio, e que imprimiu à história do Brasil o ritmo de um épico apaixonante. Histórias de lutas, dores e destruições, mas também de sonhos e paixões que ajudaram a erguer um país repleto de contradições e que continua a surpreender simplesmente porque não sabemos aonde irá chegar.

Ir para página do livro chevron_right