Descrição de chapéu Independência, 200

200 anos, 200 livros

Conheça 200 importantes livros para entender o Brasil, um levantamento com obras indicadas por 169 intelectuais da língua portuguesa

voltar para lista

Joel Zito Araújo

Diretor de filmes como "A Negação do Brasil" e "As Filhas do Vento"

As indicações de Joel Zito Araújo

É um manifesto, um livro autobiográfico e um modo de ver que se faz cada vez mais urgente: como viver com a floresta, com a diversidade de cultura e de povos, e como reaprender a pensar a terra e ajudar a salvar o planeta, a partir da imensa sabedoria ancestral dos povos indígenas.

Ir para página do livro chevron_right
50º

Um autor fundamental para dar mais um passo na compreensão das intricadas relações de raça e classe no Brasil. E sobre como a tragédia política que vivemos é também resultado de mitos construídos pelos mais influentes autores que nos ajudaram, no passado, a pensar o Brasil.

Ir para página do livro chevron_right
50º

Muniz Sodré alerta que o Brasil historicamente se calou sobre a contribuição civilizatória dos negros para a cultura brasileira. Este livro, especificamente, nos dá acesso a um modo de crer, pensar e existir afro-brasileiro que perpassa nossa história até os dias de hoje.

Ir para página do livro chevron_right

Indicações fora da lista

Fora da minha bolha, no universo urbano contemporâneo, na população marginalizada e periférica, se desenvolvem e se produzem culturas, visões de mundo e linguagens. E, neste mundo, ideologias produzidas pelo crime organizado são partes das redes de sobrevivência, do ordenamento social e das formas de pertencimento.