Descrição de chapéu Independência, 200

200 anos, 200 livros

Conheça 200 importantes livros para entender o Brasil, um levantamento com obras indicadas por 169 intelectuais da língua portuguesa

voltar para lista

Kalaf Epalanga

Escritor e músico angolano, é autor de "Também os Brancos Sabem Dançar"

As indicações de Kalaf Epalanga

13º

Essa coleção de ensaios só poderia ter sido escrita no exílio e em África. Foi o que fez Abdias Nascimento, o quilombola, sobrevivente da República dos Palmares e pan-africanista crônico. A partir de Ilê-Ifé (Nigéria), escreveu com a lucidez de um xamã e a emoção de quem volta aos braços de uma mãe, depois do crime de ter sido arrancando dos braços dela. Um regresso para beijar-lhe o rosto e voltar a sair porque África não é apenas geografia, é e são também os corpos que habitamos onde quer que um afro-descendente se encontre.

Ir para página do livro chevron_right
25º

A forma arrebatadora com que Conceição Evaristo narra os seus personagens, é o de que mais belo se pode encontrar no universo da língua de Noémia de Sousa. É comovente como as vidas simples que dependendo do lugar de quem observa, poderiam ser entendidas como invisíveis, são o músculo e o oxigênio da sua escrevivência. O mundo de 'Olhos d’Água' é real e a forma como a autora o apresenta, colocando-o em diálogo com varias tradições literárias que nasceram de eventos traumáticos como foi a própria invenção do Brasil é o que faz do livro, um bem de primeira necessidade.

Ir para página do livro chevron_right

Indicações fora da lista

A canção 'Poema da Farra', de Ruy Mingas, me trouxe esse extraordinário romance. Criada em parceria com o poeta angolano Mário António de Oliveira, abre com a seguinte estrofe — 'Quando li Jubiabá / Me cri António Balduíno / Meu Primo, que nunca o leu / Ficou Zeca Camarão'. A cidade que Jorge Amado me revelou era tão próxima ao mundo ao meu redor que durante a leitura, se me perguntassem onde fica a Bahia, eu não responderia do lado do Atlântico, mas sim, entre Luanda e minha Benguela umbilical.