Descrição de chapéu Independência, 200

200 anos, 200 livros

Conheça 200 importantes livros para entender o Brasil, um levantamento com obras indicadas por 169 intelectuais da língua portuguesa

voltar para lista

Lia Vainer Schucman

Professora da UFSC e autora de “Entre o Encardido, o Branco e o Branquíssimo”

As indicações de Lia Vainer Schucman

Quarto de Despejo' fala da vida de Carolina, uma catadora de lixo, mãe solteira de três filhos. Esse livro tem a força do realismo, é um diário da miséria e da fome de Carolina, mas também de tantas outras mulheres negras brasileiras. Expõe as feridas mais duras do sexismo, classismo e racismo brasileiro, literatura fundamental para compreensão de Brasil.

Ir para página do livro chevron_right

Neste livro, a violência, a destruição e a queda do céu estão assertivamente associados ao 'povo da mercadoria'. Revela o que nomeamos como desenvolvimento e progresso como o fim de outros mundos. Um olhar para a violência colonial a partir daquele que há 500 anos vem sendo destruído por ela. Um livro de entrada para outros Brasis.

Ir para página do livro chevron_right

Indicações fora da lista

O trabalho procura estudar a formação da sociedade capitalista em substituição do regime escravista. Porém, a autora mostra como esta transição ocorre a partir do medo branco, ou como colocado no prefácio, a questão para a elite brasileira era: o que fazer com o negro pós-abolição? Esse debate se deu a partir de uma sociedade que havia incorporado no tecido social o racismo científico e o medo de que a América Latina se tornasse o Haiti. Apesar deste debate ser sobre os séculos 18 e 19, encontramos elementos do que a autora chama de medo branco no Brasil do século 21, e por isso a importância deste livro para compreender o Brasil.