Descrição de chapéu Independência, 200

200 anos, 200 livros

Conheça 200 importantes livros para entender o Brasil, um levantamento com obras indicadas por 169 intelectuais da língua portuguesa

voltar para lista

Luiz Antonio Simas

Historiador, professor e compositor, é autor de livros como "Umbanda: uma História do Brasil"

As indicações de Luiz Antonio Simas

11º

O livro de Euclides da Cunha, além da contundente denúncia do massacre promovido pelo Exército brasileiro em Canudos, aponta para as diversas contradições que marcam o processo de formação do Brasil, a violência que permeia nossas relações sociais, o autoritarismo entranhado na política brasileira e a enorme dificuldade de construir um sentido identitário em um país em que a desigualdade, mais do que um erro de percurso, é um projeto bem-sucedido de poder.

Ir para página do livro chevron_right
33º

O livro é marcado pelas tensões entre o bacharelismo elitista e os saberes populares, o racismo entranhado nas relações cotidianas, a eugenia sonhada pelos intelectuais eurocêntricos, os sentidos de mundo presentes nas sociabilidades construídas pelos descendentes de africanos escravizados, a força das culturas de terreiro, etc. O romance sobre Pedro Arcanjo apresenta infindas possibilidades de leitura sobre os horrores e belezas que o Brasil produz incessantemente.

Ir para página do livro chevron_right

Indicações fora da lista

Tendo como referência as trajetórias de Euclides da Cunha e Lima Barreto, Nicolau Sevcenko percorre as encruzilhadas entre história, ciência e cultura no Brasil na entrada do século 20, período crucial em que, após a abolição e a Proclamação da República, uma elite que se pretendia cosmopolita pensou um projeto de país a partir da negação da escravidão e dentro dos padrões da civilização europeia. Na contramão deste projeto, certa literatura rasurava o conservadorismo dominante e encarava de frente as mazelas da nossa formação.