Descrição de chapéu Independência, 200

200 anos, 200 livros

Conheça 200 importantes livros para entender o Brasil, um levantamento com obras indicadas por 169 intelectuais da língua portuguesa

voltar para lista

Marcelo Coelho

Jornalista e colunista da Folha

As indicações de Marcelo Coelho

Neste romance, a miséria do Nordeste mostra seus efeitos na passividade, na submissão psicológica e na desarticulação verbal de suas vítimas.

Ir para página do livro chevron_right
13º

Uma interpretação histórica clássica, quase paranoica em sua lucidez, para a falta de reais transformações e rupturas políticas no Brasil.

Ir para página do livro chevron_right
33º

Dois livros importantes para entender o Brasil se concentram numa só indicação: analisando 'Memórias Póstumas de Brás Cubas', de Machado de Assis, sob uma ótica marxista, Schwarz expõe sua famosa (e mal-entendida) teoria sobre as 'ideias fora do lugar' e as distorções que acarretam na mentalidade da classe dominante.

Ir para página do livro chevron_right

Indicações fora da lista

Baseados em pesquisas de opinião muito detalhadas, os livros desse sociólogo constituem um retrato, a ser sempre atualizado, das convicções da população sobre política, economia, costumes e raça.

A violência policial e o autoritarismo no cotidiano do Rio de Janeiro, que se reproduz em qualquer grande cidade do Brasil.