Descrição de chapéu Independência, 200

200 anos, 200 livros

Conheça 200 importantes livros para entender o Brasil, um levantamento com obras indicadas por 169 intelectuais da língua portuguesa

voltar para lista

Márcia Lima

Professora do departamento de sociologia da USP, é pesquisadora associada do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap)

As indicações de Márcia Lima

Lançado em 1960, o livro narra em formato de diário a busca pela sobrevivência e a vida na favela em São Paulo. A forma como o livro define o espaço e as condições de vida nas favelas das grandes metrópoles, assim como o papel e a luta constante das mulheres negras, pobres e mães nesse país, marcam o leitor de maneira contundente. Apesar dos seus 60 anos, 'Quarto de Despejo' fala de um Brasil ainda muito atual.

Ir para página do livro chevron_right

É uma leitura instigante, emocionante e envolvente. O livro conduz o leitor numa longa e voraz travessia sobre a tragédia escravocrata, demonstrando como a morte e a violência marcam a formação do Brasil. Acompanhamos a vida de Kehinde desde a infância em Savalu, reino do Daomé, depois sua vinda ao Brasil, seu retorno à África, e sua volta ao Brasil no fim da vida. Um livro narrado de forma intensa entrelaçado com fatos históricos e que resgatam o papel das mulheres negras na construção do Brasil.

Ir para página do livro chevron_right
95º

Publicado em 1979, o livro marcou uma nova linha de interpretação da temática racial brasileira na perspectiva da desigualdade, da estratificação e da mobilidade social. O autor revisa teses importantes produzidas nos Estados Unidos e no Brasil sobre a questão da herança escravista; introduz o atributo racial no debate teórico sobre estrutura de classes e estratificação social e mobiliza, de forma pioneira, evidências empíricas baseadas em dados estatísticos.

Ir para página do livro chevron_right