Descrição de chapéu Independência, 200

200 anos, 200 livros

Conheça 200 importantes livros para entender o Brasil, um levantamento com obras indicadas por 169 intelectuais da língua portuguesa

voltar para lista

Maria Mazarello Rodrigues

Fundadora e diretora da Mazza Edições

As indicações de Maria Mazarello Rodrigues

Esta é uma obra magistral. Trata-se de um romance no qual a realidade e a imaginação se mesclam para dar vida a personagens que trafegam entre o Brasil e a África. Por meio do violento cenário da escravidão e da reinvenção ficcional da história, desdobra-se a saga de pessoas que atravessaram o horror do tráfico e das guerras para se constituírem como sujeitos do seu próprio destino. Por conta de seus atributos literários, o romance tem a capacidade de enlevar leitores numa aventura de vivências afetivas, ao mesmo tempo em que lhes apresenta as contradições inerentes à sociedade brasileira do passado e do presente.

Ir para página do livro chevron_right
50º

Esta é uma obra capital para que compreendamos as relações intrínsecas entre a formação da sociedade brasileira e a acumulação capitalista alimentada, previamente em nosso país, pelo tráfico de pessoas escravizadas no continente africano. A partir de rigorosa pesquisa e de sólida articulação teórica, a obra ilumina novos cenários da sociedade brasileira, considerando o escravismo como um dos pilares de sua conformação econômica, histórica e social.

Ir para página do livro chevron_right

Indicações fora da lista

Trata-se de uma obra fundamental para a compreensão de vários aspectos relativos ao tráfico de escravizados entre a Bahia e o Golfo do Benin. A obra combina métodos rigorosos de investigação que perpassam diversas áreas, dentre elas, a história, a antropologia, a sociologia e etnografia. A partir de um percurso teórico transversal, as análises do autor desvelam, de maneira contundente, os inúmeros laços que permeiam as relações históricas, econômicas, políticas e culturais entre o Brasil e o continente africano.

Trata-se de uma obra singular, cuja organização antecedeu outras obras que tomaram a vivência artística de pessoas negras como um dos termômetros da complexa rede étnica, política e estética a que chamamos de sociedade brasileira. A partir da coleta e exposição de peças artísticas, da periodização histórica e da análise biobibliográfica dos inúmeros e inúmeras artistas afrodescendentes, a obra demonstra o quanto a presença negra na cultura brasileira se estende para além do fenômeno da chamada 'contribuição cultural'. De fato, essa presença negra, ao lado de outros grupos étnico-culturais, se apresenta como fundamental para a tessitura da pluralidade artístico-cultural do Brasil.