Descrição de chapéu Independência, 200

200 anos, 200 livros

Conheça 200 importantes livros para entender o Brasil, um levantamento com obras indicadas por 169 intelectuais da língua portuguesa

voltar para lista

Mariana Maiara Soares Silva

Fotógrafa, atua na pesquisa da fotografia em movimentos negros de mulheres

As indicações de Mariana Maiara Soares Silva

33º

Este livro resgata a ancestralidade negra e aborda as questões racial, social e econômica que marcam a família da protagonista e de toda a população negra brasileira até os dias atuais. A importância desse livro para compreender o Brasil se encontra principalmente em dois aspectos: a valorização do negro como protagonista na literatura brasileira e a sua narrativa a respeito de marcos históricos fundamentais para compreender a trajetória do negro no Brasil.

Ir para página do livro chevron_right

Indicações fora da lista

Concebido, organizado e ilustrado por 200 fotografias do fotógrafo negro Januário Garcia, este livro é de extrema importância para refletirmos sobre as lutas e conquistas do movimento social negro brasileiro. O livro conta a história que os livros didáticos não contam através de fotografias e textos de pensadores negros como Sueli Carneiro, Nei Lopes, Vanda Menezes, Luiza Bairros e Hédio Silva. É importante conhecer e pensar a memória do povo negro a partir do que os destituíram: a imagem.

Neste livro escrito pelo antropólogo Julio Cesar de Tavares e o fotógrafo Januário Garcia encontramos a herança africana nas manifestações culturais de sete países da América do Sul. A leitura e a apreciação das fotografias nos levam a refletir sobre um cenário diferente da narrativa midiática e das telenovelas brasileiras. Este livro nos confere a oportunidade de conhecer uma América Latina negra a partir de um olhar negro, antropológico e fotográfico.

A fotógrafa e jornalista negra escreve sobre sete fotógrafos negros brasileiros e a criação de uma memória social, coletiva e individual. Vilma reflete acerca da construção dessas trajetórias e fotografias através do que denomina de 'fotoescrevivência', escrever com o auxílio da luz suas vivências pessoais e profissionais. A obra é uma referência para a comunidade acadêmica e para os fotógrafos, sobretudo, os negros, cuja representação imagética é valorizada e tem lugar de destaque.