Descrição de chapéu Independência, 200

200 anos, 200 livros

Conheça 200 importantes livros para entender o Brasil, um levantamento com obras indicadas por 169 intelectuais da língua portuguesa

voltar para lista

Mário Medeiros

Escritor e professor da Unicamp, autor de “Gosto de Amora”

As indicações de Mário Medeiros

O livro de estreia da escritora Carolina Maria de Jesus, impactante desde a sua publicação. Ao narrar seu cotidiano com seus três filhos e de seus pares, na favela do Canindé, na forma de notas diárias, ela apresenta um lado de São Paulo que era o avesso do progresso comemorado em 1954 no quarto centenário da cidade. Fome, pobreza, discriminação, racismo e violências variadas são protagonistas do livro. Mas também o lirismo e a fabulação de Carolina sobre a vida e a beleza que encontram nas coisas do cotidiano, narradas com extrema sensibilidade.

Ir para página do livro chevron_right
19º

Estudo influente sobre o exercício da cidadania controlada no Brasil, por meio da história do voto, das origens da justiça eleitoral, o poder de estruturas conservadoras como o 'coronelismo' e o seu enraizamento na vida dos municípios brasileiros, base do pacto federativo e da República. Organiza o debate e uma linhagem de autores como Maria Isaura Pereira de Queiroz e José Murilo de Carvalho, entre outros, que se dedicarão à história e sociologia política do Brasil, permanecendo atual em nossos dias.

Ir para página do livro chevron_right
25º

Um estudo amplo de análise histórica e sociológica sobre as condições da população negra no momento do fim da escravidão e, com maior intensidade, no período da liberdade formal, da cidadania e luta por direitos, denunciando o mito da democracia racial e a existência do racismo. A análise se foca em São Paulo e dá grande destaque ao protagonismo negro, em particular das associações e movimentos sociais negros do fim do século 19 até meados do século 20.

Ir para página do livro chevron_right
33º

Os dois volumes das memórias da prisão política de Graciliano Ramos, na ditadura do Estado Novo de Getúlio Vargas, são um testemunho literário dos anos ditatoriais das décadas de 1930 e 1940, da perseguição política expressa nas 'delegacias de polícia política e ordem social', bem como de uma outra face (e sua componente) da figura modernizadora e contraditória dos anos Vargas. Além disso tudo, é belíssimo na construção literária e de emoção raciocinada pelo já então consagrado escritor Graciliano Ramos.

Ir para página do livro chevron_right
50º

Romance de estreia do escritor. Vigoroso na narrativa de um Brasil contemporâneo, ambientado entre o final dos anos 1960 e meados dos anos 1980, tendo os protagonistas cidadãos negros, migrantes, favelados na cidade do Rio de Janeiro, mantendo múltiplos contatos e experiências com a cidade, a violência e exploração policial, a escalada do tráfico de drogas e a corrupção. Influente no debate contemporâneo sobre o Brasil, alcançando enorme sucesso também em suas traduções e no cinema.

Ir para página do livro chevron_right
50º

Estudo histórico e sociológico sobre o protagonismo dos escravizados na luta pela liberdade, organizando insurreições, formas de combate semelhantes a guerrilhas e quilombos, resistindo à escravidão colonial. Influente na maneira de discutir o papel ativos dos africanos escravizados e dos negros no Brasil na luta por seus direitos.

Ir para página do livro chevron_right
95º

Romance de estreia do autor paulistano. Narrando um triângulo amoroso ambientado na periferia de São Paulo, o autor coloca a periferia urbana e seus personagens como destaque, iniciando na década o importante debate sobre a literatura marginal, literatura periférica, os saraus. Ferréz foi um dos principais articuladores desse movimento, acionando seus cânones como João Antônio, Carolina Maria de Jesus, Paulo Lins e trazendo à cena figuras como Sérgio Vaz, Allan da Rosa, Alessandro Buzo, Elizandra Souza, Dinha entre vários outros autores e autoras dos nossos dias.

Ir para página do livro chevron_right
95º

O segundo livro a ganhar um Prêmio Jabuti na categoria de Memórias - o primeiro foi Fernando Gabeira, no ano anterior com 'O Que É Isso, Companheiro?' - e que foi publicado na esteira de outros romances, relatos, testemunhos de escritores retornados do exílio ou saídos das prisões políticas como Renato Tapajós, Reinaldo Guarany, Gabeira, entre outros. O livro de Syrkis narra, como romance de aventuras, as (suas) memórias de um garoto que aos 16 anos resolve entrar para a luta armada, participa de organizações clandestinas, sequestros, vive suas contradições até sair do país e ir ao exílio, retornando uma década depois. Enorme sucesso na época, colocou em debate a luta armada e seus sentidos contra o poder ditatorial.

Ir para página do livro chevron_right

Indicações fora da lista

Uma história em quadrinhos com enorme interlocução com a historiografia e sociologia brasileiras a respeito da escravização e o protagonismo dos escravizados no Brasil colonial. D'Salete reconta a história de Palmares para leitores e leitoras de nossos dias, tornando os negros brasileiros como protagonistas, em seus planos de liberdade e contradições. O retorno ao passado dialoga intensamente com o tempo presente e isso pode ajudar a explicar o sucesso e as premiações recebidas pelo autor.

Livro importante por documentar a experiência do Teatro Experimental do Negro, comandado por Abdias Nascimento e tendo em seu elenco Ruth de Souza, Léa Garcia, Haroldo Costa, Aguinaldo Camargo, Ironides Rodrigues, entre outros. Além de colaboradores intelectuais e dramaturgos como Eugene O'Neil, Albert Camus, Nelson Rodrigues, Alberto Guerreiro Ramos, Santa Rosa, Augusto Boal, entre outros. Peças de teatro negro para refletir sobre o Brasil, infelizmente não reeditadas, mas influentes na formação de outros grupos de teatro negro brasileiro.

Estudo importante do historiador estadunidense, que se apoia em documentação do Itamaraty, entrevistas com diplomatas, escritores, intelectuais como Maria Yedda Linhares, Antonio Olinto, Gibson Barbosa, Antonio Pitanga, José Maria Nunes Pereira, entre outros, para estudar as relações entre Brasil e África no período das descolonizações e lutas por independência nacional naquele continente. Atravessa os governos de Juscelino Kubitschek, Jânio Quadros, João Goulart, a ditadura civil-militar e a redemocratização para compreender as ambiguidades, contradições, projetos e apostas, de lado a lado, na relação do país e o continente do outro lado do Atlântico Sul.

Estudo de ciência política que buscou analisar as condições sociais que permitiriam tornar possível a chegada à Presidência da República de Luiz Inácio Lula da Silva (após derrotas em pleitos anteriores), a formação do seu primeiro governo, as esperanças depositadas no projeto organizado e suas contradições. O autor identifica o fenômeno sociológico do 'lulismo' como uma explicação para os acenos à classe burguesa dominante e aos pobres do lumpemproletariado, evidenciando a frágil conciliação como recurso político possível do momento e seus limites.