Descrição de chapéu Independência, 200

200 anos, 200 livros

Conheça 200 importantes livros para entender o Brasil, um levantamento com obras indicadas por 169 intelectuais da língua portuguesa

voltar para lista

Mirian Cristina dos Santos

Doutora em letras e estudos literários, é autora de "Intelectuais Negras: Prosa Negro-Brasileira Contemporânea"

As indicações de Mirian Cristina dos Santos

As reflexões de Carolina Maria de Jesus em 'Quarto de Despejo' são de suma importância para pensar o Brasil de todos os tempos. Sua narrativa rompe estruturas engessadas, subvertendo amarras linguísticas, literárias e históricas, uma vez que sua escrita multifacetada questiona o status quo, de forma que ler a história do Brasil a partir da intersecção gênero, raça e classe possibilita uma outra compreensão dessa história.

Ir para página do livro chevron_right
33º

Neste romance histórico, Eliana Alves narra a história de sua família desde o período da escravidão, resultado de um potente trabalho de pesquisa. Perpassa a obra uma crítica a uma abolição inconclusa, que ainda hoje reverbera em um processo de violência contínua aos corpos servis. 'Água de Barrela' muito contribui para reflexões sobre o mercado de trabalho no Brasil, em que as dinâmicas coloniais apenas se atualizam.

Ir para página do livro chevron_right
50º

Becos da Memória', publicado em 2006, mas escrito durante a década de 1980, traz à luz o cotidiano de pessoas que vivem em uma favela. As personagens dessa narrativa vivem à margem da sociedade: empregadas domésticas, diaristas, prostitutas, pedreiros, ex-escravizados, lavadeiras, desempregados. O livro, que é tecido a partir do entrelaçamento de narrativas, possibilita reflexões importantes sobre a composição dos espaços das cidades, de forma que 'senzala-favela' aproxima passado e presente.

Ir para página do livro chevron_right

Indicações fora da lista

É possível entender o Brasil também por meio da poesia. Lubi Prates, em 'Um Corpo Negro', por meio de uma subjetividade coletiva, muito emociona ao capturar o sentimento inenarrável da diáspora negra. Em seu texto, a eterna condição de exílio, acionada por um não lugar daqueles violentamente desterrados, diz muito de um país excludente.