Descrição de chapéu Independência, 200

200 anos, 200 livros

Conheça 200 importantes livros para entender o Brasil, um levantamento com obras indicadas por 169 intelectuais da língua portuguesa

voltar para lista

Natália Viana

Diretora da Agência Pública e autora de "Dano Colateral: A Intervenção dos Militares na Segurança Pública"

As indicações de Natália Viana

O maior de todos os romances brasileiros, 'Grande Sertão: Veredas' alia a maestria da prosa de Guimarães Rosa a um mergulho profundo no interior brasileiro, o 'sertão construído na linguagem'. É para mim a maior expressão brasileira dos temas mais tradicionais das grandes tragédias universais. Além da qualidade da ficção, é também mais um livro que não envelhece.

Ir para página do livro chevron_right

Esta obra de ficção é do tipo que fazia falta e veio preencher uma enorme lacuna na nossa literatura. Ana Maria Gonçalves detalha com profundidade as quase infinitas variações da escravidão brasileira e os arranjos sociais que dela resultam nesse livro de escrita envolvente e baseada numa pesquisa primorosa. A autora faz jus ao passado das mulheres negras e faz ainda uma bonita homenagem ao clássico 'Viva o Povo Brasileiro', de João Ubaldo Ribeiro.

Ir para página do livro chevron_right
19º

A história recente do Brasil deve muito a Elio Gaspari, que soube usar com maestria os arquivos que lhe foram dados por Geisel e Golbery, além de dezenas de entrevistas com membros relevantes do regime militar. Gaspari traz para o terreno das paixões humanas o desenrolar de um período ainda tão obscuro da nossa história, graças à censura dominante na época, mas também à resistência (hoje escancarada) a revisitar aquele período após a anistia ampla, geral e irrestrita.

Ir para página do livro chevron_right
95º

Este livro é um marco no jornalismo brasileiro não apenas por ser muito bem escrito e trazer uma pesquisa inédita e primorosa. Ele dialoga com o presente sem ser datado, tendo impactos políticos imediatos ao influenciar a opinião pública. Ao decidir inserir suas ideias e impressões no livro, ele se aproxima do leitor e responde às mudanças discursivas que vêm ocorrendo em virtude das redes sociais, onde as opiniões são a moeda de troca. Tira o jornalista do pedestal e traz ele para dialogar com o leitor.

Ir para página do livro chevron_right
95º

Uma biografia definitiva de um grande brasileiro, que também ilustra questões importantes para a compreensão dos valores do nosso Exército na primeira metade do século passado. Não é à toa que Rondon foi escolhido como patrono da turma do ex-comandante do Exército general Villas Boas; há uma tradição importante, pacifista, que é importante resgatar.

Ir para página do livro chevron_right