Descrição de chapéu Independência, 200

200 anos, 200 livros

Conheça 200 importantes livros para entender o Brasil, um levantamento com obras indicadas por 169 intelectuais da língua portuguesa

voltar para lista

Rodrigo Cássio Oliveira

Doutor em filosofia, é professor na Faculdade de Informação e Comunicação da UFG (Universidade Federal de Goiás)

As indicações de Rodrigo Cássio Oliveira

50º

O livro de Wisnik tem surpreendente originalidade em um país que ama o futebol, mas poucas vezes produziu reflexões tão abrangentes sobre o assunto. 'Veneno Remédio' mostra a importância do futebol na formação da identidade dos brasileiros, sendo ao mesmo tempo uma leitura agradável e rica, que equaciona um vasto conhecimento sobre o esporte a um vasto conhecimento sobre a cultura brasileira.

Ir para página do livro chevron_right
95º

Transitando entre a análise da forma artística e certa filosofia da cultura brasileira, Jomard Muniz de Britto produz uma reflexão original sobre as manifestações culturais inovadoras que trouxeram a ideia de modernidade para o Brasil. É uma leitura fundamental para entender o significado de Brasil que os modernistas conceberam em seu tempo, por meio de suas obras e intervenções criativas.

Ir para página do livro chevron_right
95º

O retrato que Marcelo Ridenti constrói da ditadura militar é muito bem fundamentado com arquivos e depoimentos dos intelectuais brasileiros que viveram o período, e que se mantiveram ativos na procura por uma sociedade que refletisse as suas concepções de 'povo'. Embora a discussão do conceito de 'povo' tenha arrefecido na sociologia mais recente, o recorte utilizado por Ridenti resultou em um livro indispensável para entender o Brasil daquelas décadas.

Ir para página do livro chevron_right