Descrição de chapéu Independência, 200

200 anos, 200 livros

Conheça 200 importantes livros para entender o Brasil, um levantamento com obras indicadas por 169 intelectuais da língua portuguesa

voltar para lista

Ronaldo Fraga

Estilista, designer e figurinista

As indicações de Ronaldo Fraga

Publicado em 1933, ilustra a importância da casa-grande na formação sociocultural brasileira, assim como a influência da senzala na casa-grande como extensão desta. A formação da sociedade brasileira a partir de temas como a comida, roupas, arquitetura, sexualidade etc. Ainda hoje, e mais do que nunca, a obra lança luz sobre faces ainda cercadas de preconceito e classismo na formação das elites do Brasil.

Ir para página do livro chevron_right
10º

É uma obra assinada por duas grandes pesquisadoras, fruto de uma vasta documentação sobre as diferentes fases e faces dos últimos 500 anos do Brasil. Com uma linguagem acessível, faz uma travessia por acontecimentos da história do Brasil revelando os muitos porquês e entendimentos de um país forjado no sistema escravocrata, nas contradições entre o imaginário e a realidade e na naturalização da violência. Enfim, quase uma biografia não autorizada.

Ir para página do livro chevron_right
12º

Obra de um dos mais importantes antropólogos brasileiros, Darcy Ribeiro, cumpre a árdua tarefa de compreensão sobre quem somos, o que somos e por que somos, além de discutir a importância do entendimento da formação do Brasil mestiço como país. O desconforto das desigualdades sociais e o racismo como espinha dorsal na formação da sociedade brasileira.

Ir para página do livro chevron_right