Descrição de chapéu Independência, 200

200 anos, 200 livros

Conheça 200 importantes livros para entender o Brasil, um levantamento com obras indicadas por 169 intelectuais da língua portuguesa

voltar para lista

Rosiane Rodrigues de Almeida

Antropóloga, é pesquisadora do Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos da UFF (Universidade Federal Fluminense)

As indicações de Rosiane Rodrigues de Almeida

A inspiração weberiana do autor permite aprofundar as questões centrais da formação do Brasil no que tange as discussões relativas às esferas pública e privada – que, no nosso caso, são bastante complexas e misturadas. A obra faz-se necessária nesse momento em que grande parte da população se pergunta de que maneira um povo amistoso como o brasileiro pode expressar tamanha virulência e preconceito. Nesse ponto, Buarque de Holanda, ao nos brindar com a formulação do 'homem cordial', aponta a chave interpretativa para essas e muitas outras indagações.

Ir para página do livro chevron_right

Quase um século depois, as representações contidas no livro de Mário Andrade –como o 'monstro devorador de gente' e o 'herói sem caráter que nasce negro e embranquece'– mostram-se profundamente atuais para entender o cenário brasileiro contemporâneo.

Ir para página do livro chevron_right
33º

Trata-se do estudo mais detalhado das relações entre o Estado e populações nativas no Brasil. O autor centra sua análise na complexa relação entre as práticas disciplinares da guerra e da conquista para desenvolver o conceito de poder tutelar.

Ir para página do livro chevron_right
95º

Este livro do 'poeta do desterro' ou 'Dante Negro', como ficou conhecido, é referência necessária para refletir sobre os problemas vivenciados pelo poeta - homem negro, filho de ex-escravizados, aclamado como o maior representante do nosso Simbolismo. O livro termina com o poema 'Emparedado', considerado sua obra mais importante, sendo, segundo os críticos, seu testamento de homem e poeta.

Ir para página do livro chevron_right
95º

Ao propor uma análise da formação racial do Brasil, Alberto Guerreiros Ramos, com sua crítica sociológica, aponta questões fundamentais para a compreensão das disputas entre cor, raça e etnicidade no contexto brasileiro. A obra do autor deveria ser tratada como um clássico do pensamento social brasileiro por sua sofisticação e referência obrigatória para os estudos decoloniais.

Ir para página do livro chevron_right

Indicações fora da lista

Entender como o Estado opera a burocracia é fundamental para que se possa compreender o jogo do poder (Estado x sociedade) e as estratégias que conformam a política no cenário nacional. O livro, que é a tese de doutorado da autora, é revelador das demandas sócio-históricas que orientam as práticas dos fiscais da Receita Federal e como elas interferem diretamente no ordenamento do Estado brasileiro e, consequentemente, nas nossas vidas cotidianas.

Pioneiro nos estudos relativos à segurança pública no Brasil, este livro é bibliografia obrigatória para entender de que maneira o Estado brasileiro aciona a desigualdade jurídica como estratégia de operação das forças de segurança para o ordenamento social. Kant de Lima, ao analisar o instituto da 'prisão especial', demonstra como o sistema de justiça e as polícias são fundamentais para a manutenção dos privilégios (sociais, raciais, classe, etc.) em oposição à demanda por garantia de direitos no país.