Descrição de chapéu Independência, 200

200 anos, 200 livros

Conheça 200 importantes livros para entender o Brasil, um levantamento com obras indicadas por 169 intelectuais da língua portuguesa

voltar para lista

Silvio Almeida

Advogado e filósofo, é professor da FGV, presidente do Instituto Luiz Gama e colunista da Folha

As indicações de Silvio Almeida

Carolina Maria de Jesus demonstra como, nas cidades brasileiras, racismo, pobreza e abandono são elementos constitutivos da nacionalidade. Livro essencial, especialmente quando os efeitos da crise econômica devastam a vida de milhões de trabalhadoras e trabalhadores.

Ir para página do livro chevron_right

Entender o Brasil é entender suas contradições. E 'Casa-Grande & Senzala' é um livro que não apenas expõe tais contradições, mas é responsável pela justificação de muitas delas. Livro cuja influência e os debates que provoca o torna, para além de gostos e paixões pessoais, um dos mais importantes da história do Brasil.

Ir para página do livro chevron_right
11º
19º

Caio Prado Junior usa as lentes do materialismo histórico para analisar a formação social brasileira. Suas análises que conectam a história do capitalismo mundial e a história do Brasil tornaram-se decisivas para a compreensão dos rumos do país e da América Latina.

Ir para página do livro chevron_right
25º

Em 'A Revolução Burguesa no Brasil', Florestan Fernandes alcança a sua mais profunda leitura da realidade brasileira. Porém, em 'A Integração do Negro na Sociedade de Classes', o racismo é tratado como um dos dilemas decisivos da vida nacional.

Ir para página do livro chevron_right
50º

Sofisticação, erudição e escrita impecável. Um livro cujos ensaios se encaixam com precisão para, como demonstra o título, nos apresentar um país de profundas contradições que se manifestam nas dimensões estética e politica do Brasil.

Ir para página do livro chevron_right