Descrição de chapéu Independência, 200

200 anos, 200 livros

Conheça 200 importantes livros para entender o Brasil, um levantamento com obras indicadas por 169 intelectuais da língua portuguesa

voltar para lista

Tati Bernardi

Escritora e roteirista, é colunista da Folha

As indicações de Tati Bernardi

33º

Segunda obra da trilogia sobre a Independência do Brasil, 1822 é ao mesmo tempo um trabalho incansável de pesquisa e uma leitura deliciosa sem academicismos. O Brasil tinha tudo pra dar errado (e, infelizmente, em 2020 e 2021, voltamos a acreditar nisso): éramos muito pobres, analfabetos, ignorantes e dom João ainda deixou o país completamente falido. Mas aqui Laurentino explica como e por que, naquele ano, e no melhor estilo 'jeitinho brasileiro' ou 'Deus é brasileiro', acabamos saindo muito melhor do que o esperado. Livro necessário para entender a escravidão brasileira, a arrogância medrosa de uma minoria branca que temia perder as certezas e os privilégios e, sobretudo, tomar conhecimento da vida deveras promíscua de dom Pedro 1º.

Ir para página do livro chevron_right
95º

O saudoso Contardo se valeu aqui de sua vasta experiência na psicanálise e em estudos na área da antropologia para tentar explicar o duplo gozo do brasileiro em ser ora colono, ora colonizador. O autor italiano, por meio desses ensaios, estava também tentando entender porque ele, homem do mundo, ficou tão seduzido pelo país e o fez de moradia até o fim da vida.

Ir para página do livro chevron_right

Indicações fora da lista

A história da seita de João de Deus, homem tratado como santo por uma infinidade de cidadãos de fé e mais uma grande parcela de estrelas da tv, mostra como nós, brasileiros, somos sedentos por figuras paternas e heroicas que podem nos 'salvar' e como, ao mesmo tempo, produzimos, de tempos em tempos, monstros psicopatas manipuladores que se aproveitam dessa carência nacional.