Descrição de chapéu Independência, 200

200 anos, 200 livros

Conheça 200 importantes livros para entender o Brasil, um levantamento com obras indicadas por 169 intelectuais da língua portuguesa

voltar para lista

Yaguarê Yamã

Escritor, artista plástico e ilustrador

As indicações de Yaguarê Yamã

50º

Romance, talvez um dos mais belos do mundo, escrito por um amazonense de origem árabe, ambientado no Rio de Janeiro, mas principalmente em Manaus, no Amazonas. Para quem valoriza a heterogeneidade brasileira, eis um prato cheio narrando a vida e os sonhos dos colonos árabes e judeus em plena selva amazônica.

Ir para página do livro chevron_right
50º

Um livro que valoriza o que somos, na mais íntima simplicidade de ser brasileiro nato e de raiz. Os povos indígenas aqui olhados por outro lado e com seus próprios olhos, dessa vez, sem estereótipo, sem preconceito. Muito pelo contrário, há o resgate do orgulho de ser indígena. A literatura indígena mostrando ao Brasil o que de melhor há na aldeia para que o mundo da cidade reflita na vivência e que na vida o que mais vale é o ser, e não o ter.

Ir para página do livro chevron_right
50º

Um belo livro escrito por um Tapuya e que prega a origem nativa e sua valorização, a beleza que mostra o plural dos mais de 300 povos indígenas num Brasil que perdeu o contato com essa gente. O livro traz justamente esse convívio e busca a alma do povo brasileiro espelhada na essência dos povos indígenas. Mesmo em meio a teima do anti-indigenismo e do racismo que buscam deturpar a memória nativa, sabe-se que, ao brasileiro, só falta olhar-se no espelho e deparar-se com o indígena que vive em nós.

Ir para página do livro chevron_right