Descrição de chapéu Independência, 200

200 anos, 200 livros

Conheça 200 importantes livros para entender o Brasil, um levantamento com obras indicadas por 169 intelectuais da língua portuguesa

voltar para lista

Zuenir Ventura

Jornalista e escritor, é colunista do jornal O Globo e autor de livros como "1968 - O Ano que Não Terminou"

As indicações de Zuenir Ventura

Este livro, considerado um 'clássico' por Antonio Candido, ficou conhecido por muito tempo pela interpretação equivocada do capítulo 'O Homem Cordial', em que o adjetivo do título foi interpretado como 'delicado', quando tinha mais a ver com sua origem etimológica latina, 'cor, cordis', que significa 'coração'. Daí a permanência da predominância nas nossas relações sociais, sobretudo políticas, dos laços afetivos e familiares, do nepotismo, do pistolão.

Ir para página do livro chevron_right

Antonio Candido lera o livro quando estava no ginásio e ficara impressionado com a franqueza com que tratava de relações sexuais e ressaltava como contribuição principal o reconhecimento da importância do escravo na formação do nosso modo de vida. O tema é ainda atual, como comprova o best-seller 'Escravidão', de Laurentino Gomes. Os dois primeiros volumes da trilogia estão hoje entre os mais vendidos do país.

Ir para página do livro chevron_right
19º

É o livro mais importante desse marxista e militante ligado ao Partido Comunista Brasileiro, o que não o impediu de, nas suas análises sobre as relações entre nação e colônia, preferir a realidade dos fatos à ideologia. Ele foi talvez o primeiro dos intérpretes a introduzir categorias econômicas, como produção e consumo, nos seus textos políticos. Ele já se ocupava com o país exportador do que chamaríamos hoje de commodities minerais e agrícolas.

Ir para página do livro chevron_right