1
O transporte de carga por rodovia move a economia do Brasil
60%
de tudo que o país produz e consome é transportado por caminhões nas rodovias
100%
da soja, milho, carnes, leite, frutas e verduras
67%
das exportações para a Argentina
54%
da distribuição de diesel
2
O mercado conta com três operadores
Número de operadores
de carga por segmento
374 mil
Caminhoneiros autônomos
111,7 mil
Empresas
274
Cooperativas
Entre as maiores, estão:
JSL, Sensa Logística, FedEx Logística, DHL e Braspress
3
A participação das empresas de logística tem crescido
Participação no transporte de cargas por tipo de transportador
59,6
Empresas
54,27%
45
39,4
Autônomos
Cooperativas
1
0,8
Os caminhões para transporte de cargas maiores em longa distância estão concentrados nas frotas de empresas
63%
Empresas
30
Autônomos
7
Cooperativas
Frota de caminhões por tipo de transportador
Em número de veículos
Semirreboque
Empresas
1,09 milhão
Caminhão simples
(8 t a 29 t)
Caminhão trator
Autônomos
553,6 mil
Caminhão leve
(3,5 t a 7,99 t)
Caminhonete/
furgão (1,5 t a 3,49 t)
Reboque
Cooperativas
22,9 mil
Utilitário leve
(0,5 t a 1,49 t)
Caminhão trator
especial
Veículo operacional
de apoio
Semirreboque com
5ª roda / bitrem
Semirreboque
especial
4
Após a recessão, os operadores de cargas ainda sofrem com a lenta retomada da economia
R$ 200 bilhões
é o faturamento bruto
médio anual do setor...
Variação do produto interno bruto do setor de transporte rodoviário
2010
11,2
1996
5,6%
2004
5,4
2014
1,5
1999
-4
2009
-4,4
2016
-7,1
... mas ele foi duramente atingido pela recessão
73,3%
das empresas registraram queda na receita
Em 2017
32,8%
Das empresas registraram aumento nos custos operacionais
A maioria dos caminhoneiros identifica que houve queda na demanda e atribui o problema à crise econômica
Razões para a queda da demanda por transporte
Crise econômica
Custo do frete
Aumento da concorrência
Crise internacional
Preço do combustível
Outros
74,1%
11,4
8
3,5
1,2
1,8
Entre os caminhoneiros, o custo do combustível é apontado como o maior problema da atividade
Problemas da atividade
Custo do combustível
Valor do frete não cobre os custos
Assaltos e roubos
Custo do pedágio
Riscos de acidentes
Deficiência na infraestrutura
Fadiga
Baixa demanda pelo transporte
Outros
46,4%
40,1
37,6
19,6
19,0
16,0
7,3
6,8
0,1
Fontes: CNT e ANTT
1
O transporte de carga por rodovia move a economia do Brasil
60%
de tudo que o país produz e consome é transportado por caminhões nas rodovias
67%
das exportações para a Argentina
100%
da soja, milho, carnes, leite, frutas e verduras
54%
da distribuição de diesel
2
O mercado conta com três operadores
Número de operadores de carga por segmento
374 mil
Caminhoneiros autônomos
111,7 mil
Empresas
274
Cooperativas
Entre as maiores, estão:
JSL, Sensa Logística, FedEx Logística, DHL e Braspress
3
A participação das empresas de logística tem crescido
Participação no transporte de cargas por tipo de transportador
59,6
Empresas
54,27%
45
39,4
Autônomos
Cooperativas
1
0,8
Os caminhões para transporte de cargas maiores em longa distância estão concentrados nas frotas de empresas
63%
Empresas
30
Autônomos
7
Cooperativas
Frota de caminhões por tipo de transportador
Em número de veículos
Semirreboque
Empresas
1,09 milhão
Caminhão simples
(8 t a 29 t)
Caminhão trator
Autônomos
553,6 mil
Caminhão leve
(3,5 t a 7,99 t)
Caminhonete/furgão
(1,5 t a 3,49 t)
Reboque
Cooperativas
22,9 mil
Utilitário leve (0,5 t a 1,49 t)
Caminhão trator especial
Veículo operacional de apoio
Semirreboque com
5ª roda / bitrem
Semirreboque especial
4
Após a recessão, os operadores de cargas ainda sofrem com a lenta retomada da economia
R$ 200 bilhões
é o faturamento bruto médio anual do setor...
... mas ele foi duramente atingido pela recessão
Variação do produto interno bruto do setor de transporte rodoviário
2010
11,2
1996
5,6%
2004
5,4
2014
1,5
1999
-4
2009
-4,4
2016
-7,1
32,8%
Das empresas registraram aumento nos custos operacionais
73,3%
das empresas registraram queda na receita
Em 2017
A maioria dos caminhoneiros identifica que houve queda na demanda e atribui o problema à crise econômica
Razões para a queda da demanda por transporte
Crise econômica
Custo do frete
Aumento da concorrência
Crise internacional
Preço do combustível
Outros
74,1%
11,4
8
3,5
1,2
1,8
Entre os caminhoneiros, o custo do combustível
é apontado como o maior problema da atividade
Problemas da atividade
Custo do combustível
Valor do frete não cobre os custos
Assaltos e roubos
Custo do pedágio
Riscos de acidentes
Deficiência na infraestrutura
Fadiga
Baixa demanda pelo transporte
Outros
46,4%
40,1
37,6
19,6
19,0
16,0
7,3
6,8
0,1
Fontes: CNT e ANTT