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1

O transporte de carga por rodovia move a economia do Brasil

60%

de tudo que o país produz e consome é transportado por caminhões nas rodovias

100%

da soja, milho, carnes, leite, frutas e verduras

67%

das exportações para a Argentina

54%

da distribuição de diesel

2

O mercado conta com três operadores

Número de operadores

de carga por segmento

374 mil

Caminhoneiros autônomos

111,7 mil

Empresas

274

Cooperativas

Entre as maiores, estão:

JSL, Sensa Logística, FedEx Logística, DHL e Braspress

3

A participação das empresas de logística tem crescido

Participação no transporte de cargas por tipo de transportador

59,6

Empresas

54,27%

45

39,4

Autônomos

Cooperativas

1

0,8

Os caminhões para transporte de cargas maiores em longa distância estão concentrados nas frotas de empresas

63%

Empresas

30

Autônomos

7

Cooperativas

Frota de caminhões por tipo de transportador

Em número de veículos

Semirreboque

Empresas

1,09 milhão

Caminhão simples

(8 t a 29 t)

Caminhão trator

Autônomos

553,6 mil

Caminhão leve

(3,5 t a 7,99 t)

Caminhonete/

furgão (1,5 t a 3,49 t)

Reboque

Cooperativas

22,9 mil

Utilitário leve

(0,5 t a 1,49 t)

Caminhão trator

especial

Veículo operacional

de apoio

Semirreboque com

5ª roda / bitrem

Semirreboque

especial

4

Após a recessão, os operadores de cargas ainda sofrem com a lenta retomada da economia

R$ 200 bilhões

é o faturamento bruto

médio anual do setor...

Variação do produto interno bruto do setor de transporte rodoviário

2010

11,2

1996

5,6%

2004

5,4

2014

1,5

1999

-4

2009

-4,4

2016

-7,1

... mas ele foi duramente atingido pela recessão

73,3%

das empresas registraram queda na receita

Em 2017

32,8%

Das empresas registraram aumento nos custos operacionais

A maioria dos caminhoneiros identifica que houve queda na demanda e atribui o problema à crise econômica

Razões para a queda da demanda por transporte

Crise econômica

Custo do frete

Aumento da concorrência

Crise internacional

Preço do combustível

Outros

74,1%

11,4

8

3,5

1,2

1,8

Entre os caminhoneiros, o custo do combustível é apontado como o maior problema da atividade

Problemas da atividade

Custo do combustível

Valor do frete não cobre os custos

Assaltos e roubos

Custo do pedágio

Riscos de acidentes

Deficiência na infraestrutura

Fadiga

Baixa demanda pelo transporte

Outros

46,4%

40,1

37,6

19,6

19,0

16,0

7,3

6,8

0,1

Fontes: CNT e ANTT

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O transporte de carga por rodovia move a economia do Brasil

60%

de tudo que o país produz e consome é transportado por caminhões nas rodovias

67%

das exportações para a Argentina

100%

da soja, milho, carnes, leite, frutas e verduras

54%

da distribuição de diesel

2

O mercado conta com três operadores

Número de operadores de carga por segmento

374 mil

Caminhoneiros autônomos

111,7 mil

Empresas

274

Cooperativas

Entre as maiores, estão:

JSL, Sensa Logística, FedEx Logística, DHL e Braspress

3

A participação das empresas de logística tem crescido

Participação no transporte de cargas por tipo de transportador

59,6

Empresas

54,27%

45

39,4

Autônomos

Cooperativas

1

0,8

Os caminhões para transporte de cargas maiores em longa distância estão concentrados nas frotas de empresas

63%

Empresas

30

Autônomos

7

Cooperativas

Frota de caminhões por tipo de transportador

Em número de veículos

Semirreboque

Empresas

1,09 milhão

Caminhão simples

(8 t a 29 t)

Caminhão trator

Autônomos

553,6 mil

Caminhão leve

(3,5 t a 7,99 t)

Caminhonete/furgão

(1,5 t a 3,49 t)

Reboque

Cooperativas

22,9 mil

Utilitário leve (0,5 t a 1,49 t)

Caminhão trator especial

Veículo operacional de apoio

Semirreboque com

5ª roda / bitrem

Semirreboque especial

4

Após a recessão, os operadores de cargas ainda sofrem com a lenta retomada da economia

R$ 200 bilhões

é o faturamento bruto médio anual do setor...

... mas ele foi duramente atingido pela recessão

Variação do produto interno bruto do setor de transporte rodoviário

2010

11,2

1996

5,6%

2004

5,4

2014

1,5

1999

-4

2009

-4,4

2016

-7,1

32,8%

Das empresas registraram aumento nos custos operacionais

73,3%

das empresas registraram queda na receita

Em 2017

A maioria dos caminhoneiros identifica que houve queda na demanda e atribui o problema à crise econômica

Razões para a queda da demanda por transporte

Crise econômica

Custo do frete

Aumento da concorrência

Crise internacional

Preço do combustível

Outros

74,1%

11,4

8

3,5

1,2

1,8

Entre os caminhoneiros, o custo do combustível

é apontado como o maior problema da atividade

Problemas da atividade

Custo do combustível

Valor do frete não cobre os custos

Assaltos e roubos

Custo do pedágio

Riscos de acidentes

Deficiência na infraestrutura

Fadiga

Baixa demanda pelo transporte

Outros

46,4%

40,1

37,6

19,6

19,0

16,0

7,3

6,8

0,1

Fontes: CNT e ANTT