Ferrovias disputam grãos
do Centro-Oeste
Caminho da produção
Santana
Belém
Santarém
São Luis
Porto de
Miritituba
PA
Trairão
AM
Açailândia
MA
Novo Progresso
Ferrovia
Norte Sul
Ferrogrão
TO
Itaúba
Nova Santa Helena
Porto
Nacional
Sinop
MT
Sorriso
BA
Expansão
da Malha
Norte
Mara Rosa
Água Boa
Campinorte
Fico
DF
GO
Rondonópolis
MG
Rumo
Malha
Norte
MS
SP
Rumo
Malha
Paulista
PR
Santos
100 km
Ferrogrão
933 km
Extensão
Status atual
Em análise no TCU
Previsão de início
das operações
2030
R$ 21,5 bi
Investimento
previsto
Fico (Ferrovia de Integração do Centro-Oeste)
Extensão
383 km
Status atual
Concedida à Vale
Previsão de início
das operações
2027
Investimento
previsto
R$ 8,7 bi
Expansão da Malha Norte
630 km
Extensão
Status atual
Em estudo pela
Rumo Logística
Previsão de início
das operações
4 a 5 anos após o
começo das obras
Investimento
previsto
R$ 10 bi
Fontes: ANTT e ANTF
Ferrovias disputam grãos do Centro-Oeste
Caminho da produção
Santana
Belém
Santarém
São Luis
Porto de
Miritituba
PA
Trairão
AM
Açailândia
MA
Novo Progresso
Ferrovia
Norte Sul
PI
Ferrogrão
TO
Itaúba
Nova Santa Helena
Porto
Nacional
Sinop
MT
Sorriso
BA
Expansão
da Malha
Norte
Mara Rosa
Água Boa
Campinorte
Fico
DF
Rondonópolis
GO
MG
Rumo
Malha
Norte
MS
SP
Rumo
Malha
Paulista
PR
Santos
100 km
Ferrogrão
Expansão da Malha Norte
Fico (Ferrovia de Integração do Centro-Oeste)
630 km
933 km
383 km
Extensão
Status atual
Em estudo pela
Rumo Logística
Em análise no TCU
Concedida à Vale
Previsão de início
das operações
4 a 5 anos após o
começo das obras
2030
2027
R$ 10 bi
R$ 21,5 bi
R$ 8,7 bi
Investimento
previsto
Fontes: ANTT e ANTF
Folha