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Expansão marítima chinesa é um dos principais pontos de atrito com os EUA

O mar do Sul da China é uma região estratégica para o comércio mundial e voltou ao foco da disputa entre Pequim e Washington. Os americanos fizeram em julho exercícios com dois porta-aviões pela primeira vez desde 2012, e o governo Trump declarou considerar ilegais as pretensões territoriais chinesas na região, além de fechar um consulado do país asiático

China

EUA

China e EUA

Aliados americanos

EUA

Rússia

Afeganistão

Coreia

do Sul

Japão

China

Paquistão

Índia

Oceano Pacífico

Mianmar

mar do

Sul da

China

Filipinas

Malásia

Sri Lanka

Indonésia

Oceano Índico

Austrália

A importância do mar do Sul da China

Mais de 250 pequenas ilhas, recifes, bancos de areia e pequenas massas de terra se distribuem ao longo da rota comercial

China

Hanói

Hong Kong

Recife de

Scarborough

Tailândia

Manila

mar do Sul

da China

Vietnã

Filipinas

Ilhas

Spratly

Estreito

de Málaca

Brunei

Malásia

Mar de

Sulu

Malásia

Kuala

Lumpur

Singapura

Indonésia

Mar de

Java

Jacarta

Estreito

de Sunda

Estreito

de Lombok

Austrália

200 km

Cerca de US$ 3 trilhões em mercadorias passam por lá todos os anos, incluindo 80% do petróleo e gás para a China. O estreito de Málaca é a passagem mais curta, logo, mais econômica

Sem acesso pelo mar do Sul da China, navios teriam de contornar a Austrália

Seis países reivindicam partes do mar do Sul da China. Pequim, contudo, quer o equivalente a 85% da região, uma área equivalente à da Índia. A sobreposição das áreas reivindicadas por cada país mostra que a região das ilhas Spratly é a mais cobiçada

400 km

Ilhas

Spratly

China

Indonésia

Filipinas

Malásia

Brunei

Vietnã

China, Vietnã, Malásia, Filipinas, Brunei e Indonésia mantêm campos de petróleo na região. As reservas são estimadas em 11 bilhões de barris de petróleo e 5,4 trilhões de metros cúbicos de gás

400 km

A área mais escura mostra onde os campos de China e Vietnã se sobrepõem

China

Indonésia

Filipinas

Malásia

Brunei

Vietnã

A decisão das Nações Unidas

Em 2016, a ONU julgou uma queixa das Filipinas sobre a presença chinesa em áreas disputadas do mar do Sul da China, com a militarização de ilhas e recifes. Ela se baseou na Convenção sobre o Direito do Mar, que define três tipos de massas terrestres dos quais decorrem direitos para pesca, perfuração e outros

maré cheia

maré baixa

Elevação: acima da água somente na maré baixa. Não tem direito a nenhuma zona marítima separada

maré cheia

maré baixa

Rocha: permanentemente acima da água, mas incapaz de sustentar a habitação ou a vida econômica. Tem 22 km de direitos

maré cheia

maré baixa

Ilha: permanentemente acima da água e capaz de sustentar habitação e vida econômica própria. Tem 370 km de direitos sobre o mar

O tribunal decidiu que o recife de Scarborough e as áreas ocupadas pela China nas Spratly não são ilhas e, portanto, não justificam zonas econômicas de 370 km ao seu redor. A China rejeitou a decisão. Argumentou que o tribunal não tem jurisdição sobre esse assunto

China

200 km

Recife de

Scarborough

Vietnã

Filipinas

Ocupações da China nas Ilhas Spratly

Malásia

A força militar das duas potências

A China possui mais soldados, mas orçamento militar americano é 3,8 vezes maior

Orçamento

US$ 181,1

bilhões

US$ 684

bilhões

Tropas

1,38

milhão

2,03

milhão

Os EUA mantêm mais de 100 mil soldados na região

55,6 mil

Japão

28,5 mil

Coreia

do Sul

8,5 mil

Afeganistão

8,1 mil

Guam

300

Tailândia

200

Filipinas

200

Singapura

A força militar americana é mais bem equipada que a chinesa

China

EUA

Submarinos

táticos

54

53

Submarinos

estratégicos

4

14

83

110

Navios principais

2

Porta aviões

11

Lançadores

de ICBMs

98

400

211

157

Bombardeiros

Aviões de trans-

porte pesado

88

675

18

Avião tanque

555

1.976

3.311

Caças

Fontes: Instituto Internacional de Estudos Estratégicos, Centros de Estudos Estratégicos e Internacionais, Agência Internacional de Energia, Geopolitical Futures

Infográfico: Igor Gielow e Marcelo Pliger

Expansão marítima chinesa é um dos principais pontos de atrito com os EUA

O mar do Sul da China é uma região estratégica para o comércio mundial e voltou ao foco da disputa entre Pequim e Washington. Os americanos fizeram em julho exercícios com dois porta-aviões pela primeira vez desde 2012, e o governo Trump declarou considerar ilegais as pretensões territoriais chinesas na região, além de fechar um consulado do país asiático

Cooperação militar com

China

EUA

China e EUA

Bases militares

China

EUA

aérea

China

EUA

naval

Aliados americanos

EUA

Alasca

Mar de

Bering

Rússia

Cazaquistão

Mongólia

Mar do

Japão

Pequim

Coreia

do Sul

Japão

Afeganistão

Nova

Délhi

China

Mar da

China

Oriental

Paquistão

Índia

Taiwan

Mianmar

Hong Kong

Laos

Mar das

Filipinas

Djibouti

Golfo da

Tailândia

Tailândia

Filipinas

mar do Sul

da China

Guam

Sri Lanka

Malásia

Kuala Lumpur

Singapura

Diego

Garcia

Indonésia

Mar de Java

Jacarta

Oceano Índico

Austrália

A importância do mar do Sul da China

Mais de 250 pequenas ilhas, recifes, bancos de areia e pequenas massas de terra se distribuem ao longo da rota comercial

Taiwan

China

Hanói

Hong Kong

Golfo de

Tonkin

Recife de

Scarborough

Ilhas

Paracel

Tailândia

Manila

Camboja

Vietnã

mar do Sul da China

Filipinas

Ilhas

Spratly

Estreito

de Málaca

Brunei

Malásia

Kuala Lumpur

Mar de

Sulu

Ilhas

Natuna

Malásia

Singapura

Indonésia

Estreito

de Sunda

Mar de

Java

Jacarta

Cerca de US$ 3 trilhões em mercadorias passam por lá todos os anos, incluindo 80% do petróleo e gás para a China. O estreito de Málaca é a passagem mais curta, logo, mais econômica

Estreito

de Lombok

Austrália

200 km

Sem acesso pelo mar do Sul da China, navios teriam de contornar a Austrália

Seis países reivindicam partes do mar do Sul da China. Pequim, contudo, quer o equivalente a 85% da região, uma área equivalente à da Índia. A sobreposição das áreas reivindicadas por cada país mostra que a região das ilhas Spratly é a mais cobiçada

China

Indonésia

Filipinas

Malásia

400 km

Brunei

Vietnã

Ilhas

Spratly

China

Indonésia

China, Vietnã, Malásia, Filipinas, Brunei e Indonésia mantêm campos de petróleo na região. As reservas são estimadas em 11 bilhões de barris de petróleo e 5,4 trilhões de metros cúbicos de gás

Filipinas

Malásia

400 km

Brunei

Vietnã

A área mais escura mostra onde os campos de China e Vietnã se sobrepõem

A decisão das Nações Unidas

Ela se baseou na Convenção sobre o Direito do Mar, que define três tipos de massas terrestres dos quais decorrem direitos para pesca, perfuração e outros

Em 2016, a ONU julgou uma queixa das Filipinas sobre a presença chinesa em áreas disputadas do mar do Sul da China, com a militarização de ilhas e recifes

maré cheia

maré baixa

Ilha: permanentemente acima da água e capaz de sustentar habitação e vida econômica própria. Tem 370 km de direitos sobre o mar

Elevação: acima da água somente na maré baixa. Não tem direito a nenhuma zona marítima separada

Rocha: permanentemente acima da água, mas incapaz de sustentar a habitação ou a vida econômica. Tem 22 km de direitos

O tribunal decidiu que o recife de Scarborough e as áreas ocupadas pela China nas Spratly não são ilhas e, portanto, não justificam zonas econômicas de 370 km ao seu redor. A China rejeitou a decisão. Argumentou que o tribunal não tem jurisdição sobre esse assunto

200 km

China

Recife de

Scarborough

Vietnã

Filipinas

Ocupações da China nas Ilhas Spratly

Malásia

A força militar das duas potências

A China possui mais soldados, mas orçamento militar americano é 3,8 vezes maior

A força militar americana é mais bem equipada que a chinesa

China

EUA

Submarinos

táticos

Orçamento

54

53

US$ 181,1

bilhões

US$ 684

bilhões

Submarinos

estratégicos

4

14

Tropas

83

110

Navios principais

1,38

milhão

2,03

milhão

Os EUA mantêm mais de 100 mil soldados na região

2

Porta aviões

11

Lançadores

de ICBMs

98

400

55,6 mil

Japão

28,5 mil

Coreia

do Sul

8,5 mil

Afeganistão

8,1 mil

Guam

211

157

Bombardeiros

300

Tailândia

200

Filipinas

200

Singapura

Aviões de trans-

porte pesado

88

675

18

Avião tanque

555

1.976

3.311

Caças

Fontes: Instituto Internacional de Estudos Estratégicos, Centros de Estudos Estratégicos e Internacionais, Agência Internacional de Energia, Geopolitical Futures

Infográfico: Igor Gielow e Marcelo Pliger

Folha