Imagem de carregamento

Leia diálogos dos procuradores da Lava Jato sobre a negociação com a Odebrecht

A Lava Jato começou a negociar com a Odebrecht em março de 2016. As conversas com os advogados da empresa ainda estavam nas preliminares em abril, mas autoridades americanas e suíças já se movimentavam para participar das negociações. O procurador suíço Stefan Lenz tinha informações sobre contas secretas mantidas por Emílio Odebrecht e outros executivos na Suíça.

 

19.abr.2016

 

Deltan Dallagnol

14:36:16Caros, como os Suíços foram essenciais na evolução do caso da Ode, temos de tomar em consideração os interesses (e sentimentos) deles nessa negociação, para idealmente alcançar algo com que eles concordem (ou pelo menos não se oponham). Não sei se conversaram sobre isso, mas seguem alguns pontos colocados pelo Stephan, que peço para mantermos de modo confidencial:

 

14:36:41(desculpem se Orlando já falou com Vcs sobre isso e estiver chovendo no molhado):

 

14:36:42Some important points from our side: · Emilio and most of the directors have accounts in Switzerland and are with their accounts directly involved in the illegal scheme · We are with the information gathered - especially also with the information from FM – meanwhile in a very strong position against the company. So please don’t make it too easy for them · A big portion of the money gathered in the parallel accountability was paid in USD to doleiros and paid back in R$ to money deliverers in Brasil and used for ODE payments within Brazil. ODE should help also to identifiy the doleiros involved (or have you already identified them?). Those doleiros would be interesting for us as far as they held accounts in Switzerland. · It would help a lot when ODE agrees to share also the evidence we have with you · It ODE is interested in having direct negotiations with us we would strongly advice to also change their defense team in Switzerland

 

16:22:12Caros, além disso, para conhecimento e reflexão: os Americanos também estão atuando no caso Ode e gostariam de encontrar uma solução conjunta. Ode quer fazer algo rápido lá, mas eles têm nos consultado e temos sugerido que a pressão é maior se todos agirmos e só fizermosa cordo conjuntamente....

 

16:22:20Hoje eles nos contataram sobre isso, especificamente

 

Tradução do trecho em inglês 

“Alguns pontos importantes do nosso lado: · Emilio e a maioria dos diretores têm contas na Suíça e estão com suas contas diretamente envolvidas no esquema ilegal · Estamos com a informação obtida - especialmente com a informação de FM também - enquanto isso numa posição muito forte diante da empresa. Então por favor não facilitem muito para eles · Uma boa parte do dinheiro movimentado na contabilidade paralela foi pago em US$ a doleiros e pago de volta em R$ a entregadores de dinheiro no Brasil e usado para outros pagamentos da ODE dentro do Brasil. A ODE deveria ajudar também a identificar os doleiros envolvidos (ou vocês já os identificaram?). Esses doleiros seriam interessantes para nós se tivessem contas na Suíça. · Ajudaria muito quando a ODE concordar em compartilhar também as provas que temos com vocês · Se a ODE está interessada em ter negociações diretas conosco nós recomendaríamos fortemente que também trocassem sua equipe de defesa na Suíça”.

 

CITAÇÕES 

Ode Odebrecht

Stephan Stefan Lenz

Orlando Orlando Martello, procurador

FM Fernando Migliaccio, funcionário da Odebrecht preso na Suíça

 

 

As negociações ganharam impulso em junho. Uma das preocupações da Lava Jato era atrair o principal acionista da empresa, Emílio Odebrecht, para o grupo de colaboradores. 

 

5.jun.2016

 

Julio Noronha

20:26:12E amanhã querem explicar a “relação” da família com a empresa...

 

Sergio Bruno Cabral Fernandes

20:44:21Que horas tá marcado amanhã?

 

Julio

20:56:5714h

 

Sergio Bruno

21:00:09Blz. Vão vir com alguma história mirabolante pra limitar os danos a quem já se danou. Eu acho que temos q fazer o contrário do q diz a nota acima. Emilio tem q vir.

 

Orlando Martello

22:35:40Já solta para eles que há fortes indícios de envolvimento de Emilio em alguns fatos criminosos. Se ele não entrar, ele será denunciado.

 

 

Alguns procuradores defendiam tratamento duro aos executivos da empresa dispostos a colaborar com a Lava Jato, proibindo que a Odebrecht se responsabilizasse pelo pagamento de seus advogados e das multas que receberiam. Outros se preocupavam com a sobrevivência da empresa. 

 

10.jun.2016

 

Antonio Carlos Welter

08:28:03[...] acho que eles já sabem que temos o sistema aprendido na suíça, pois deram toda assistência ao Migliaccio e querem colocá-lo no acordo. Vão pagar para ele, enfim. Aliás. isso é outro aspecto, como impedir que a ODe pague os acordos individuais. Ao fim e ao cabo, aqui ou lá fora, eles vão terminar ressarcindo os colaboradores e contendo o dano. Vai difícil impedir. Dá para coloca uma cláusula específica de rescisão da Leniencia, ou então de incremento da multa (me parece melhor), caso venhamos a identificar uma situação com esta. Para começar, podemos fechar primeiro o acordo com a empresa, sem falar de valores com os colaboradores, deixando claro que estão fora. Fechado o valor, que deve ser expressivo, partir para a negociação individual, cobrando de cada um, sem descontar do montante da empresa.

 

[...]

 

Orlando

09:38:50 Já acho a o problema é exclusivamente da ode em relação a pagar a multa dos colaboradores, mesmo pq ele teriam aça regressiva contra a empresa. Eles praticaram os fatos em favor da empresa, para favorecê-la. Aliás, na JT conseguiriam até uma indenização contra a empresa. Logo, acho natural q ela pague. Nós, porém, negociamos com cada um individualmente, aplicamos a multa baseado na conduta e no patrimônio individual. Podemos exigir advs independentes, para q tenhamos certeza de que serão realmente defendidos.

 

[...]

 

Welter

09:45:25Nao sei Orlando. Nenhum deles fez o que fez constrangido ou obrigado. Admitirmos isso é reconhecer uma escusa, até criminal. Daqui a pouco não concorrem ou a a vontade foi viciada. Tem que entrar no patrimônio deles. A Ode pode até pagar, mas eles tem que sofrer no patrimônio visível.

 

Roberson Pozzobon

09:48:28Na último reunião já pedimos os dados para avaliar as condições de cada colaborador individualmente. Desde declarações de bens real por cada um assinada (não a do IR) a valores recebidos no exterior de forma oculta. Concordo com Welter que a multa tem ser paga pelos executivos. Pelas seguintes razões: A) a pena pecuniária será no final das contas será a pena real deles, pq não conseguiremos trabalhar mto com penas de liberdade em relação aos não aventados na investigação aind B) não podemos desconsiderar que eles enriqueceram na Ode pq aceitaram cometer ilícitos em série (do contrário não seria diretores e ganhariam salários e PPRs polpudos C) a ode pode vir a quebrar e dar um calote, mas não os colaboradores pessoas físicas. Desse modo as multas deles são importantes para garantir ressarcimento ao erário

 

09:49:39Como eles e ode vão se acertar em relação a isso. Problema deles!!

 

Welter

09:50:09tambem acho

 

Marcello Miller

09:52:34Alerto: a ode não deve quebrar. Se quebrar, vamos nos deslegitimar. O acordo - é assim no mundo - deve salvar empregos. Temos de ter muito cuidado com isso. Nunca nos livraremos da pecha de termos quebrado a maior construtora do País, por mais que isso não seja verdade. Reflitamos.

 

Roberson

09:54:02Concordo! Mas não temos o controle sobre isso

 

Welter

09:54:15Ninguém quer quebrar a Ode. Mas a pena tem que ser adequada e proporcional. Tá com peninha do MO, leva para casa

 

Miller

09:54:46Nada a ver, Welter.

 

09:54:57Peninha de ninguém.

 

Roberson

09:55:17Não desconsidero, inclusive, que possa ser esse o plano dela, a medio prazo no Brasil

 

Miller

09:55:24Aliás, para esse aí a resposta pode ser bem dura.

 

09:56:03Mas a ODE deve sair viável do nosso acordo.

 

09:56:13É só isso.

 

Orlando

09:56:30Bem Welter, se concordo com Robinho, estamos todos entendendo a mesma coisa. Não acho q são santos, mas na justiça do trabalho eles ganhariam qq ação de ressarcimento contra a empresa, embora tenham ganhado com isso. Agiram a mando da empresa e com pleno conhecimento da empresa. Isso basta!

 

Miller

09:56:49Porque, do contrário, quem vai apanhar vai ser o MP...

 

Welter

10:05:00A resposta tem que ser adequada. Nosso propósito não é fazer sangrar a empresa, mas reparar o dano. Nesse ponto não tenho dúvida. Mas alí não tem inocente, não. Está cedo para dimensionar a multa e nos outros acordos sempre houve a preocupação de que a leniencia é uma solução, não um fim para a empresa. Eles sabem disso e afirmam em todas as reuniões que querem recomeçar. Agora, vamos apanhar da imprensa de qualquer forma. Alguém sempre vai dizer que a multa é baixa. Outros vão afirmar que é demais e que sufoca a empresa. Dá para carregar o burro, o velho e o menino nas costas. Mas dá para fazer a medida que achamos razoável e suportar as críticas

 

Miller

10:05:26Claro.

 

10:05:55Só temos de ter cuidado com a viabilidade da empresa, quando chegar a hora.

 

10:07:50Nos EUA, onde essas coisas são muito mais estáveis que aqui, o DoJ apanhou MUITO com a quebra de empresas como Enron e Arthur Andersen. E de lá para cá mudou a abordagem, passando a adotar conceitos econométricos na dosagem das pebas pecuniárias, para fazê-las o mais possível duras sem quebrar as empresas.

 

Welter

10:07:50Orlando Acho que a questão é achar um meio termo. Com os diretores vai ser feito acordo de colaboração, para evitar as sanções criminais. Muitos vão ficar sem sanção significativa. Destacar bem do patrimônio pode ser uma solução (sançaõ) pessoal, independentemente do que a Ode venha a fazer depois com ele.

 

Miller

10:08:26Talvez a gente possa obter deles as fórmulas que eles usam. Não são sigilosas.

 

[...]

 

Deltan Dallagnol

14:58:13Executivos devem arcar, na minha opinião. Basta colocar como condição do deles que não cobrarso a ODe e no dela que não pagará as penas dos executivos sob pena de rescisão do dela. Mas só falaria isso depois de sacramentadas as penas todas

 

14:58:25Depois de acertado o valor que cada um pagará

 

14:58:47Pq eles voltarem atrás então será como assumir que planejavam pagar

 

14:59:20Podemos tentar emplacar penas duras pecuniárias com essas cláusulas colocadas ao fim

 

CITAÇÕES 

JT Justiça do Trabalho

IR Imposto de Renda

PPR Participação em lucros e resultados (PLR)

MO Marcelo Odebrecht

MP Ministério Público

DoJ Departamento de Justiça dos EUA

 

 

Em agosto, os advogados da empresa indicaram que Emílio Odebrecht estava disposto a colaborar com as investigações também, mas ainda temia o impacto dessa decisão para a saúde financeira do grupo empresarial. 

 

18.ago.2016

 

Roberson

17:40:35Caros, acabamos de encerrar a reunião com o Theo. A pauta foi a situação de Emílio. Alguns impressões nossas: 1. Ao que parece eles perceberam que não há como retirar o Emílio do processo e estão trabalhando agora na ideia de traze-lo como colaborador; 2. Estão encontrando grande dificuldade de convencê-lo disso; 3. Houve indicativos de que Emilio está cogitando admitir que houve a discussão de pautas relevantes da ODE no alto escalão do governo e de que teve ciência/delegou os pagamentos e contribuições do Grupo, inclusive via caixa 2; 3. Ao que parece os principais receios se relacionam com as eventuais condicões de um acordo com Emilio e as consequencias disso na administração e no crédito do Grupo.

 

Miller

17:47:511. Bom. 2. Problema deles. 3. Ok, mas ainda restaria a obstrução, em especial pós-prisao do MO. 4. F...-se.

 

Anna Carolina Resende

18:02:31Concordo 100% com o item 4 de MM

 

Julio

18:02:48 

 

Athayde Ribeiro da Costa

18:19:13vou ser sogro um dia.....

 

Welter

19:13:19Também concordo. Mas talvez se possa fazer uma limonada, ainda que sem açúcar, colocando no acordo como clausula a saída da família da administração do grupo.

 

Sergio Bruno

19:23:33Meu comentário:

 

Miller

19:27:26Isso é imprescindível.

 

CITAÇÕES

Theo Theo Dias, advogado da Odebrecht

MM Marcello Miller

 

 

Em outubro, os advogados da Odebrecht começaram a discutir com a Lava Jato a multa que seria imposta à empresa. A Odebrecht não queria pagar mais de R$ 3,3 bilhões. Os procuradores cogitavam jogar na mesa uma cifra bem maior, R$ 12 bilhões, e pensavam em colocar em jogo até as ações dos controladores.  

 

4.out.2016

 

Roberson

18:17:15Discutiram multa aí?

 

Athayde

18:18:08 Começamos: eles chegaram com um teto de 3,3 mi.

 

Deltan

18:25:32 Ou seja, o que tinham oferecido aos americanos

 

18:25:38 Falamos que pensávamos em 12bi

 

18:26:03 Eles têm toda uma defesa técnica. Balanço e avaliação técnica de empresa seria

 

18:26:23 Claro que a projeção é discutível, mas eles dominam a análise de cenário

 

18:26:42 Vamos tentar alavancar falando de perda das ações das famílias que são donas (ideia do CF)

 

18:27:28 Vemos um ambiente difícil para conseguir muito mais do que ofereceram, mas vamos tentar. Os EUA farão tb avaliação que pode alavancar em algo a negociação

 

18:27:43 Prox reunião pedimos algo melhor deles

 

18:27:51 Em paralelo vamos conversar sobre cláusulas

 

CITAÇÕES 

3,3 mi O valor correto era R$ 3,3 bilhões

CF Carlos Fernando dos Santos Lima, procurador

 

 

Em novembro, na etapa final das negociações, os advogados da Odebrecht discutiram com os procuradores as penas que seriam impostas aos executivos da empresa, incluindo prisão domiciliar, multas e a perda de valores mantidos ilegalmente no exterior. A primeira proposta de Emílio Odebrecht foi ridicularizada.  

 

11.nov.2016

 

Julio

16:34:05 Vejam q piada o cálculo de multa e do perdimento do Emílio:

 

16:34:24 [Compartilhamento de arquivo]

 

Eduardo Pelella

16:35:07 A gente deve pra ele é isso?

 

Julio

16:37:03 Em síntese é o seguinte: recebeu R$ 320 mi (170 declarados e 150 via Op. estruturadas), com multa de 40% sobre isso, fora o perdimento. Quer pagar R$ 26 mi de multa e ter US$ 300 mil (isso mesmo: 300 mil dólares) de perdimento

 

Laura Tessler

16:38:03 Perdeu totalmente o senso do ridículo!!!

 

CITAÇÕES 

Op. estruturadas Setor de Operações Estruturadas, criado para administrar o caixa dois da Odebrecht

 

 

Poucos dias depois, os procuradores anotaram avanços na negociação com Emílio Odebrecht e os outros executivos. Seu objetivo era extrair deles pelo menos R$ 1 bilhão, somando as multas e a perda dos valores depositados no exterior.  

 

20.nov.2016

 

Julio

15:25:31 Pessoal, segue consolidação das propostas fechadas (pendente, apenas, a confirmação de valores de multa e perdimento de poucos colaboradores). Considerações: a) 77 Colaboradores; b) Penas somadas: 353 anos c) Regime inicial de cumprimento: 7 Colaboradores com regime fechado prisional; 39 com regime fechado domiciliar; 30 com regime semiaberto diferenciado; 1 com regime aberto diferenciado; d) Multa e perdimento: R$ 1,1 Bi (R$ 512 MM multa + US$ 168 MM perdimento); Falta fechar exatamente o valor de multa e perdimento. O mais relevante, é EO. Na planilha, consta US$ 50 MM de perdimento (multa já aceitou nos R$ 68 MM). O limite para ficarmos no total acima de R$ 1 Bi, é perdimento para ele em US$ 21 MM (bem provável, diante do que ele apresentou até agora).

 

CITAÇÕES 

MM milhões

EO Emílio Odebrecht

 

 

Informações de natureza pessoal e mensagens sobre outros assuntos foram suprimidas nos pontos indicados com o sinal [...]

 

A transcrição das mensagens manteve a grafia original dos arquivos obtidos pelo The Intercept Brasil

Leia diálogos dos procuradores da Lava Jato sobre a negociação com a Odebrecht

A Lava Jato começou a negociar com a Odebrecht em março de 2016. As conversas com os advogados da empresa ainda estavam nas preliminares em abril, mas autoridades americanas e suíças já se movimentavam para participar das negociações. O procurador suíço Stefan Lenz tinha informações sobre contas secretas mantidas por Emílio Odebrecht e outros executivos na Suíça.

 

19.abr.2016

 

Deltan Dallagnol

14:36:16Caros, como os Suíços foram essenciais na evolução do caso da Ode, temos de tomar em consideração os interesses (e sentimentos) deles nessa negociação, para idealmente alcançar algo com que eles concordem (ou pelo menos não se oponham). Não sei se conversaram sobre isso, mas seguem alguns pontos colocados pelo Stephan, que peço para mantermos de modo confidencial:

 

14:36:41(desculpem se Orlando já falou com Vcs sobre isso e estiver chovendo no molhado):

 

14:36:42Some important points from our side: · Emilio and most of the directors have accounts in Switzerland and are with their accounts directly involved in the illegal scheme · We are with the information gathered - especially also with the information from FM – meanwhile in a very strong position against the company. So please don’t make it too easy for them · A big portion of the money gathered in the parallel accountability was paid in USD to doleiros and paid back in R$ to money deliverers in Brasil and used for ODE payments within Brazil. ODE should help also to identifiy the doleiros involved (or have you already identified them?). Those doleiros would be interesting for us as far as they held accounts in Switzerland. · It would help a lot when ODE agrees to share also the evidence we have with you · It ODE is interested in having direct negotiations with us we would strongly advice to also change their defense team in Switzerland

 

16:22:12Caros, além disso, para conhecimento e reflexão: os Americanos também estão atuando no caso Ode e gostariam de encontrar uma solução conjunta. Ode quer fazer algo rápido lá, mas eles têm nos consultado e temos sugerido que a pressão é maior se todos agirmos e só fizermosa cordo conjuntamente....

 

16:22:20Hoje eles nos contataram sobre isso, especificamente

 

Tradução do trecho em inglês 

“Alguns pontos importantes do nosso lado: · Emilio e a maioria dos diretores têm contas na Suíça e estão com suas contas diretamente envolvidas no esquema ilegal · Estamos com a informação obtida - especialmente com a informação de FM também - enquanto isso numa posição muito forte diante da empresa. Então por favor não facilitem muito para eles · Uma boa parte do dinheiro movimentado na contabilidade paralela foi pago em US$ a doleiros e pago de volta em R$ a entregadores de dinheiro no Brasil e usado para outros pagamentos da ODE dentro do Brasil. A ODE deveria ajudar também a identificar os doleiros envolvidos (ou vocês já os identificaram?). Esses doleiros seriam interessantes para nós se tivessem contas na Suíça. · Ajudaria muito quando a ODE concordar em compartilhar também as provas que temos com vocês · Se a ODE está interessada em ter negociações diretas conosco nós recomendaríamos fortemente que também trocassem sua equipe de defesa na Suíça”.

 

CITAÇÕES 

Ode Odebrecht

Stephan Stefan Lenz

Orlando Orlando Martello, procurador

FM Fernando Migliaccio, funcionário da Odebrecht preso na Suíça

 

 

As negociações ganharam impulso em junho. Uma das preocupações da Lava Jato era atrair o principal acionista da empresa, Emílio Odebrecht, para o grupo de colaboradores. 

 

5.jun.2016

 

Julio Noronha

20:26:12E amanhã querem explicar a “relação” da família com a empresa...

 

Sergio Bruno Cabral Fernandes

20:44:21Que horas tá marcado amanhã?

 

Julio

20:56:5714h

 

Sergio Bruno

21:00:09Blz. Vão vir com alguma história mirabolante pra limitar os danos a quem já se danou. Eu acho que temos q fazer o contrário do q diz a nota acima. Emilio tem q vir.

 

Orlando Martello

22:35:40Já solta para eles que há fortes indícios de envolvimento de Emilio em alguns fatos criminosos. Se ele não entrar, ele será denunciado.

 

 

Alguns procuradores defendiam tratamento duro aos executivos da empresa dispostos a colaborar com a Lava Jato, proibindo que a Odebrecht se responsabilizasse pelo pagamento de seus advogados e das multas que receberiam. Outros se preocupavam com a sobrevivência da empresa. 

 

10.jun.2016

 

Antonio Carlos Welter

08:28:03[...] acho que eles já sabem que temos o sistema aprendido na suíça, pois deram toda assistência ao Migliaccio e querem colocá-lo no acordo. Vão pagar para ele, enfim. Aliás. isso é outro aspecto, como impedir que a ODe pague os acordos individuais. Ao fim e ao cabo, aqui ou lá fora, eles vão terminar ressarcindo os colaboradores e contendo o dano. Vai difícil impedir. Dá para coloca uma cláusula específica de rescisão da Leniencia, ou então de incremento da multa (me parece melhor), caso venhamos a identificar uma situação com esta. Para começar, podemos fechar primeiro o acordo com a empresa, sem falar de valores com os colaboradores, deixando claro que estão fora. Fechado o valor, que deve ser expressivo, partir para a negociação individual, cobrando de cada um, sem descontar do montante da empresa.

 

[...]

 

Orlando

09:38:50 Já acho a o problema é exclusivamente da ode em relação a pagar a multa dos colaboradores, mesmo pq ele teriam aça regressiva contra a empresa. Eles praticaram os fatos em favor da empresa, para favorecê-la. Aliás, na JT conseguiriam até uma indenização contra a empresa. Logo, acho natural q ela pague. Nós, porém, negociamos com cada um individualmente, aplicamos a multa baseado na conduta e no patrimônio individual. Podemos exigir advs independentes, para q tenhamos certeza de que serão realmente defendidos.

 

[...]

 

Welter

09:45:25Nao sei Orlando. Nenhum deles fez o que fez constrangido ou obrigado. Admitirmos isso é reconhecer uma escusa, até criminal. Daqui a pouco não concorrem ou a a vontade foi viciada. Tem que entrar no patrimônio deles. A Ode pode até pagar, mas eles tem que sofrer no patrimônio visível.

 

Roberson Pozzobon

09:48:28Na último reunião já pedimos os dados para avaliar as condições de cada colaborador individualmente. Desde declarações de bens real por cada um assinada (não a do IR) a valores recebidos no exterior de forma oculta. Concordo com Welter que a multa tem ser paga pelos executivos. Pelas seguintes razões: A) a pena pecuniária será no final das contas será a pena real deles, pq não conseguiremos trabalhar mto com penas de liberdade em relação aos não aventados na investigação aind B) não podemos desconsiderar que eles enriqueceram na Ode pq aceitaram cometer ilícitos em série (do contrário não seria diretores e ganhariam salários e PPRs polpudos C) a ode pode vir a quebrar e dar um calote, mas não os colaboradores pessoas físicas. Desse modo as multas deles são importantes para garantir ressarcimento ao erário

 

09:49:39Como eles e ode vão se acertar em relação a isso. Problema deles!!

 

Welter

09:50:09tambem acho

 

Marcello Miller

09:52:34Alerto: a ode não deve quebrar. Se quebrar, vamos nos deslegitimar. O acordo - é assim no mundo - deve salvar empregos. Temos de ter muito cuidado com isso. Nunca nos livraremos da pecha de termos quebrado a maior construtora do País, por mais que isso não seja verdade. Reflitamos.

 

Roberson

09:54:02Concordo! Mas não temos o controle sobre isso

 

Welter

09:54:15Ninguém quer quebrar a Ode. Mas a pena tem que ser adequada e proporcional. Tá com peninha do MO, leva para casa

 

Miller

09:54:46Nada a ver, Welter.

 

09:54:57Peninha de ninguém.

 

Roberson

09:55:17Não desconsidero, inclusive, que possa ser esse o plano dela, a medio prazo no Brasil

 

Miller

09:55:24Aliás, para esse aí a resposta pode ser bem dura.

 

09:56:03Mas a ODE deve sair viável do nosso acordo.

 

09:56:13É só isso.

 

Orlando

09:56:30Bem Welter, se concordo com Robinho, estamos todos entendendo a mesma coisa. Não acho q são santos, mas na justiça do trabalho eles ganhariam qq ação de ressarcimento contra a empresa, embora tenham ganhado com isso. Agiram a mando da empresa e com pleno conhecimento da empresa. Isso basta!

 

Miller

09:56:49Porque, do contrário, quem vai apanhar vai ser o MP...

 

Welter

10:05:00A resposta tem que ser adequada. Nosso propósito não é fazer sangrar a empresa, mas reparar o dano. Nesse ponto não tenho dúvida. Mas alí não tem inocente, não. Está cedo para dimensionar a multa e nos outros acordos sempre houve a preocupação de que a leniencia é uma solução, não um fim para a empresa. Eles sabem disso e afirmam em todas as reuniões que querem recomeçar. Agora, vamos apanhar da imprensa de qualquer forma. Alguém sempre vai dizer que a multa é baixa. Outros vão afirmar que é demais e que sufoca a empresa. Dá para carregar o burro, o velho e o menino nas costas. Mas dá para fazer a medida que achamos razoável e suportar as críticas

 

Miller

10:05:26Claro.

 

10:05:55Só temos de ter cuidado com a viabilidade da empresa, quando chegar a hora.

 

10:07:50Nos EUA, onde essas coisas são muito mais estáveis que aqui, o DoJ apanhou MUITO com a quebra de empresas como Enron e Arthur Andersen. E de lá para cá mudou a abordagem, passando a adotar conceitos econométricos na dosagem das pebas pecuniárias, para fazê-las o mais possível duras sem quebrar as empresas.

 

Welter

10:07:50Orlando Acho que a questão é achar um meio termo. Com os diretores vai ser feito acordo de colaboração, para evitar as sanções criminais. Muitos vão ficar sem sanção significativa. Destacar bem do patrimônio pode ser uma solução (sançaõ) pessoal, independentemente do que a Ode venha a fazer depois com ele.

 

Miller

10:08:26Talvez a gente possa obter deles as fórmulas que eles usam. Não são sigilosas.

 

[...]

 

Deltan Dallagnol

14:58:13Executivos devem arcar, na minha opinião. Basta colocar como condição do deles que não cobrarso a ODe e no dela que não pagará as penas dos executivos sob pena de rescisão do dela. Mas só falaria isso depois de sacramentadas as penas todas

 

14:58:25Depois de acertado o valor que cada um pagará

 

14:58:47Pq eles voltarem atrás então será como assumir que planejavam pagar

 

14:59:20Podemos tentar emplacar penas duras pecuniárias com essas cláusulas colocadas ao fim

 

CITAÇÕES 

JT Justiça do Trabalho

IR Imposto de Renda

PPR Participação em lucros e resultados (PLR)

MO Marcelo Odebrecht

MP Ministério Público

DoJ Departamento de Justiça dos EUA

 

 

Em agosto, os advogados da empresa indicaram que Emílio Odebrecht estava disposto a colaborar com as investigações também, mas ainda temia o impacto dessa decisão para a saúde financeira do grupo empresarial. 

 

18.ago.2016

 

Roberson

17:40:35Caros, acabamos de encerrar a reunião com o Theo. A pauta foi a situação de Emílio. Alguns impressões nossas: 1. Ao que parece eles perceberam que não há como retirar o Emílio do processo e estão trabalhando agora na ideia de traze-lo como colaborador; 2. Estão encontrando grande dificuldade de convencê-lo disso; 3. Houve indicativos de que Emilio está cogitando admitir que houve a discussão de pautas relevantes da ODE no alto escalão do governo e de que teve ciência/delegou os pagamentos e contribuições do Grupo, inclusive via caixa 2; 3. Ao que parece os principais receios se relacionam com as eventuais condicões de um acordo com Emilio e as consequencias disso na administração e no crédito do Grupo.

 

Miller

17:47:511. Bom. 2. Problema deles. 3. Ok, mas ainda restaria a obstrução, em especial pós-prisao do MO. 4. F...-se.

 

Anna Carolina Resende

18:02:31Concordo 100% com o item 4 de MM

 

Julio

18:02:48 

 

Athayde Ribeiro da Costa

18:19:13vou ser sogro um dia.....

 

Welter

19:13:19Também concordo. Mas talvez se possa fazer uma limonada, ainda que sem açúcar, colocando no acordo como clausula a saída da família da administração do grupo.

 

Sergio Bruno

19:23:33Meu comentário:

 

Miller

19:27:26Isso é imprescindível.

 

CITAÇÕES

Theo Theo Dias, advogado da Odebrecht

MM Marcello Miller

 

 

Em outubro, os advogados da Odebrecht começaram a discutir com a Lava Jato a multa que seria imposta à empresa. A Odebrecht não queria pagar mais de R$ 3,3 bilhões. Os procuradores cogitavam jogar na mesa uma cifra bem maior, R$ 12 bilhões, e pensavam em colocar em jogo até as ações dos controladores.  

 

4.out.2016

 

Roberson

18:17:15Discutiram multa aí?

 

Athayde

18:18:08 Começamos: eles chegaram com um teto de 3,3 mi.

 

Deltan

18:25:32 Ou seja, o que tinham oferecido aos americanos

 

18:25:38 Falamos que pensávamos em 12bi

 

18:26:03 Eles têm toda uma defesa técnica. Balanço e avaliação técnica de empresa seria

 

18:26:23 Claro que a projeção é discutível, mas eles dominam a análise de cenário

 

18:26:42 Vamos tentar alavancar falando de perda das ações das famílias que são donas (ideia do CF)

 

18:27:28 Vemos um ambiente difícil para conseguir muito mais do que ofereceram, mas vamos tentar. Os EUA farão tb avaliação que pode alavancar em algo a negociação

 

18:27:43 Prox reunião pedimos algo melhor deles

 

18:27:51 Em paralelo vamos conversar sobre cláusulas

 

CITAÇÕES 

3,3 mi O valor correto era R$ 3,3 bilhões

CF Carlos Fernando dos Santos Lima, procurador

 

 

Em novembro, na etapa final das negociações, os advogados da Odebrecht discutiram com os procuradores as penas que seriam impostas aos executivos da empresa, incluindo prisão domiciliar, multas e a perda de valores mantidos ilegalmente no exterior. A primeira proposta de Emílio Odebrecht foi ridicularizada.  

 

11.nov.2016

 

Julio

16:34:05 Vejam q piada o cálculo de multa e do perdimento do Emílio:

 

16:34:24 [Compartilhamento de arquivo]

 

Eduardo Pelella

16:35:07 A gente deve pra ele é isso?

 

Julio

16:37:03 Em síntese é o seguinte: recebeu R$ 320 mi (170 declarados e 150 via Op. estruturadas), com multa de 40% sobre isso, fora o perdimento. Quer pagar R$ 26 mi de multa e ter US$ 300 mil (isso mesmo: 300 mil dólares) de perdimento

 

Laura Tessler

16:38:03 Perdeu totalmente o senso do ridículo!!!

 

CITAÇÕES 

Op. estruturadas Setor de Operações Estruturadas, criado para administrar o caixa dois da Odebrecht

 

 

Poucos dias depois, os procuradores anotaram avanços na negociação com Emílio Odebrecht e os outros executivos. Seu objetivo era extrair deles pelo menos R$ 1 bilhão, somando as multas e a perda dos valores depositados no exterior.  

 

20.nov.2016

 

Julio

15:25:31 Pessoal, segue consolidação das propostas fechadas (pendente, apenas, a confirmação de valores de multa e perdimento de poucos colaboradores). Considerações: a) 77 Colaboradores; b) Penas somadas: 353 anos c) Regime inicial de cumprimento: 7 Colaboradores com regime fechado prisional; 39 com regime fechado domiciliar; 30 com regime semiaberto diferenciado; 1 com regime aberto diferenciado; d) Multa e perdimento: R$ 1,1 Bi (R$ 512 MM multa + US$ 168 MM perdimento); Falta fechar exatamente o valor de multa e perdimento. O mais relevante, é EO. Na planilha, consta US$ 50 MM de perdimento (multa já aceitou nos R$ 68 MM). O limite para ficarmos no total acima de R$ 1 Bi, é perdimento para ele em US$ 21 MM (bem provável, diante do que ele apresentou até agora).

 

CITAÇÕES 

MM milhões

EO Emílio Odebrecht

 

 

Informações de natureza pessoal e mensagens sobre outros assuntos foram suprimidas nos pontos indicados com o sinal [...]

 

A transcrição das mensagens manteve a grafia original dos arquivos obtidos pelo The Intercept Brasil

Folha