Linha do tempo
Dez.1988
Primeiro Gripen voa na Suécia
Jun.1993
Primeira entrega do modelo Gripen A
1994
Governo começa a procurar interessados em oferecer um novo avião de caça e superioridade aérea para substituir os Mirage e os F-5
Abr.1996
Primeiro voo do modelo Gripen B (dois lugares)
Jul.2001
FHC lança programa de modernização da FAB, incluindo a compra de caças, chamada F-X
Ago.2001
Edital é lançado. Sukhoi, Mirage, F/A-18, F-16, MiG-29, Eurofighter e Gripen são oferecidos
Out.2001
''Short-list'' decidido, já sem F/A-18 e Eurofighter, muito caros
Ago.2002
Primeiro voo do modelo Gripen C, segunda geração do caça
Nov.2002
FHC deixa decisão para o sucessor
Jan.2003
Projeto adiado sob alegação de que combate à fome é prioritário
Out.2003
Processo é reaberto e fabricantes refazem propostas
Fev.2005
Concorrentes recebem carta anunciando fim do F-X
Jul.2005
Governo assina memorando para aquisição na França de 12 Mirage-2000C/B
2006
FAB começa a receber novas propostas para os caças, e o programa ganha o nome de F-X2
Jun.2007
Início do programa da terceira geração do Gripen, a E/F
Mai.2008
Primeiro voo do Gripen Demo, modelos de desenvolvimento da terceira geração
Out.2008
FAB exclui o Sukhoi-35 (Rússia) e o Eurofighter (então EADS). Ficam na disputa o Saab Gripen NG, o Boeing F/A-18 e o Dassault Rafale
Jan.2009
A Folha revela que a FAB dá preferência ao pacote do Gripen
Set.2009
Lula anuncia a compra do Rafale de forma atabalhoada. Recua em seguida
Dez.2009
FAB faz novo relatório, ajustado para aprovar todos os aviões, mas mantém preferência pelo Gripen
Jan.2011
Dilma assume e adia a decisão. Nos próximos dois anos, os americanos ganham terreno
Jul.2013
As revelações da espionagem americana contra Dilma e outras autoridades derrubam politicamente as chances da Boeing
Dez.2013
O governo escolhe o Saab Gripen
Out.2014
Contrato para a compra de 36 aviões, 8 bipostos, é assinado por 39,3 bilhões de coroas suecas (R$ 24,7 bilhões)
Dez.2014
Contrato de apoio logístico por cinco anos após entrega do primeiro avião é assinado por 548 milhões de coroas suecas (R$ 344 milhões)
Abr.2015
Contrato para compra de armas assinado por US$ 245 milhões (R$ 1,3 bilhão)
Out.2015
Início do treinamento de engenheiros e técnicos brasileiros, que serão ao todo 350, na Suécia
Nov.2016
Abertura do centro de desenvolvimento do Gripen na Embraer em Gavião Peixoto (SP)
Jun.2017
Primeiro voo do Gripen E
Ago.2019
Primeiro voo do quarto Gripen E, o primeiro destinado ao Brasil
Set.2019
Entrega formal do avião para a FAB
Set.2020
Primeiro avião chega de navio a Navegantes (SC) e de lá voa para Gavião Peixoto
2021
Campanha de testes de voo no Brasil, montagem do primeiro modelo F (dois assentos) e entrega do primeiro caça para operação no Brasil no fim do ano
2026
Entrega do último caça, modelo F
Gino Marcomini/Saab | Infografia Luciano Veronezi
Linha do tempo
Dez.1988
Primeiro Gripen voa na Suécia
Jun.1993
Primeira entrega do modelo Gripen A
1994
Governo começa a procurar interessados em oferecer um novo avião de caça e superioridade aérea para substituir os Mirage e os F-5
Abr.1996
Primeiro voo do modelo Gripen B (dois lugares)
Jul.2001
FHC lança programa de modernização da FAB, incluindo a compra de caças, chamada F-X
Ago.2001
Edital é lançado. Sukhoi, Mirage, F/A-18, F-16, MiG-29, Eurofighter e Gripen são oferecidos
Out.2001
''Short-list'' decidido, já sem F/A-18 e Eurofighter, muito caros
Ago.2002
Primeiro voo do modelo Gripen C, segunda geração do caça
Nov.2002
FHC deixa decisão para o sucessor
Jan.2003
Projeto adiado sob alegação de que combate à fome é prioritário
Out.2003
Processo é reaberto e fabricantes refazem propostas
Fev.2005
Concorrentes recebem carta anunciando fim do F-X
Jul.2005
Governo assina memorando para aquisição na França de 12 Mirage-2000C/B
2006
FAB começa a receber novas propostas para os caças, e o programa ganha o nome de F-X2
Mai.2008
Primeiro voo do Gripen Demo, modelos de desenvolvimento da terceira geração
Set.2009
Lula anuncia a compra do Rafale de forma atabalhoada. Recua em seguida
Out.2008
FAB exclui o Sukhoi-35 (Rússia) e o Eurofighter (então EADS). Ficam na disputa o Saab Gripen NG, o Boeing F/A-18 e o Dassault Rafale
Jan.2009
A Folha revela que a FAB dá preferência ao pacote do Gripen
Dez.2009
FAB faz novo relatório, ajustado para aprovar todos os aviões, mas mantém preferência pelo Gripen
Jun.2007
Início do programa da terceira geração do Gripen, a E/F
Jan.2011
Dilma assume e adia a decisão. Nos próximos dois anos, os americanos ganham terreno
Jul.2013
As revelações da espionagem americana contra Dilma e outras autoridades derrubam politicamente as chances da Boeing
Dez.2013
O governo escolhe o Saab Gripen
Out.2014
Contrato para a compra de 36 aviões, 8 bipostos, é assinado por 39,3 bilhões de coroas suecas
(R$ 24,7 bi)
Dez.2014
Contrato de
apoio logístico por cinco anos após entrega do primeiro avião é assinado por
548 milhões de coroas suecas (R$ 344 mi)
Abr.2015
Contrato para compra de armas assinado por
US$ 245 mi
(R$ 1,3 bi)
Out.2015
Início do treinamento de engenheiros e técnicos brasileiros, que serão ao todo 350, na Suécia
2026
Entrega do último caça, modelo F
Jun.2017
Primeiro voo do Gripen E
2021
Campanha de testes de voo no Brasil, montagem do primeiro modelo F (dois assentos) e entrega do primeiro caça para operação no Brasil no fim do ano
Nov.2016
Abertura do centro de desenvolvimento do Gripen na Embraer em Gavião Peixoto (SP)
Ago.2019
Primeiro voo do quarto Gripen E, o primeiro destinado ao Brasil
Set.2019
Entrega formal do avião para a FAB
Set.2020
Primeiro avião chega de navio a Navegantes (SC) e de lá voa para Gavião Peixoto
Gino Marcomini/Saab | Infografia Luciano Veronezi
Folha