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Linha do tempo

Dez.1988

Primeiro Gripen voa na Suécia

Jun.1993

Primeira entrega do modelo Gripen A

 

1994

Governo começa a procurar interessados em oferecer um novo avião de caça e superioridade aérea para substituir os Mirage e os F-5

 

Abr.1996

Primeiro voo do modelo Gripen B (dois lugares)

 

Jul.2001

FHC lança programa de modernização da FAB, incluindo a compra de caças, chamada F-X

 

Ago.2001

Edital é lançado. Sukhoi, Mirage, F/A-18, F-16, MiG-29, Eurofighter e Gripen são oferecidos

 

Out.2001

''Short-list'' decidido, já sem F/A-18 e Eurofighter, muito caros

Ago.2002

Primeiro voo do modelo Gripen C, segunda geração do caça

 

Nov.2002

FHC deixa decisão para o sucessor

 

Jan.2003

Projeto adiado sob alegação de que combate à fome é prioritário

 

Out.2003

Processo é reaberto e fabricantes refazem propostas

 

Fev.2005

Concorrentes recebem carta anunciando fim do F-X

 

Jul.2005

Governo assina memorando para aquisição na França de 12 Mirage-2000C/B

 

2006

FAB começa a receber novas propostas para os caças, e o programa ganha o nome de F-X2

 

Jun.2007

Início do programa da terceira geração do Gripen, a E/F

Mai.2008

Primeiro voo do Gripen Demo, modelos de desenvolvimento da terceira geração

 

Out.2008

FAB exclui o Sukhoi-35 (Rússia) e o Eurofighter (então EADS). Ficam na disputa o Saab Gripen NG, o Boeing F/A-18 e o Dassault Rafale

 

Jan.2009

A Folha revela que a FAB dá preferência ao pacote do Gripen

 

Set.2009

Lula anuncia a compra do Rafale de forma atabalhoada. Recua em seguida

 

Dez.2009

FAB faz novo relatório, ajustado para aprovar todos os aviões, mas mantém preferência pelo Gripen

 

Jan.2011

Dilma assume e adia a decisão. Nos próximos dois anos, os americanos ganham terreno

 

Jul.2013

As revelações da espionagem americana contra Dilma e outras autoridades derrubam politicamente as chances da Boeing

 

Dez.2013

O governo escolhe o Saab Gripen

 

Out.2014

Contrato para a compra de 36 aviões, 8 bipostos, é assinado por 39,3 bilhões de coroas suecas (R$ 24,7 bilhões)

 

Dez.2014

Contrato de apoio logístico por cinco anos após entrega do primeiro avião é assinado por 548 milhões de coroas suecas (R$ 344 milhões)

 

Abr.2015

Contrato para compra de armas assinado por US$ 245 milhões (R$ 1,3 bilhão)

 

Out.2015

Início do treinamento de engenheiros e técnicos brasileiros, que serão ao todo 350, na Suécia

 

Nov.2016

Abertura do centro de desenvolvimento do Gripen na Embraer em Gavião Peixoto (SP)

Jun.2017

Primeiro voo do Gripen E

 

Ago.2019

Primeiro voo do quarto Gripen E, o primeiro destinado ao Brasil

 

Set.2019

Entrega formal do avião para a FAB

 

Set.2020

Primeiro avião chega de navio a Navegantes (SC) e de lá voa para Gavião Peixoto

 

2021

Campanha de testes de voo no Brasil, montagem do primeiro modelo F (dois assentos) e entrega do primeiro caça para operação no Brasil no fim do ano

2026

Entrega do último caça, modelo F

Gino Marcomini/Saab | Infografia Luciano Veronezi

Linha do tempo

Dez.1988

Primeiro Gripen voa na Suécia

Jun.1993

Primeira entrega do modelo Gripen A

1994

Governo começa a procurar interessados em oferecer um novo avião de caça e superioridade aérea para substituir os Mirage e os F-5

Abr.1996

Primeiro voo do modelo Gripen B (dois lugares)

Jul.2001

FHC lança programa de modernização da FAB, incluindo a compra de caças, chamada F-X

Ago.2001

Edital é lançado. Sukhoi, Mirage, F/A-18, F-16, MiG-29, Eurofighter e Gripen são oferecidos

Out.2001

''Short-list'' decidido, já sem F/A-18 e Eurofighter, muito caros

Ago.2002

Primeiro voo do modelo Gripen C, segunda geração do caça

Nov.2002

FHC deixa decisão para o sucessor

Jan.2003

Projeto adiado sob alegação de que combate à fome é prioritário

Out.2003

Processo é reaberto e fabricantes refazem propostas

Fev.2005

Concorrentes recebem carta anunciando fim do F-X

Jul.2005

Governo assina memorando para aquisição na França de 12 Mirage-2000C/B

2006

FAB começa a receber novas propostas para os caças, e o programa ganha o nome de F-X2

Mai.2008

Primeiro voo do Gripen Demo, modelos de desenvolvimento da terceira geração

Set.2009

Lula anuncia a compra do Rafale de forma atabalhoada. Recua em seguida

Out.2008

FAB exclui o Sukhoi-35 (Rússia) e o Eurofighter (então EADS). Ficam na disputa o Saab Gripen NG, o Boeing F/A-18 e o Dassault Rafale

Jan.2009

A Folha revela que a FAB dá preferência ao pacote do Gripen

Dez.2009

FAB faz novo relatório, ajustado para aprovar todos os aviões, mas mantém preferência pelo Gripen

Jun.2007

Início do programa da terceira geração do Gripen, a E/F

Jan.2011

Dilma assume e adia a decisão. Nos próximos dois anos, os americanos ganham terreno

Jul.2013

As revelações da espionagem americana contra Dilma e outras autoridades derrubam politicamente as chances da Boeing

Dez.2013

O governo escolhe o Saab Gripen

Out.2014

Contrato para a compra de 36 aviões, 8 bipostos, é assinado por 39,3 bilhões de coroas suecas

(R$ 24,7 bi)

Dez.2014

Contrato de

apoio logístico por cinco anos após entrega do primeiro avião é assinado por

548 milhões de coroas suecas (R$ 344 mi)

Abr.2015

Contrato para compra de armas assinado por

US$ 245 mi

(R$ 1,3 bi)

Out.2015

Início do treinamento de engenheiros e técnicos brasileiros, que serão ao todo 350, na Suécia

2026

Entrega do último caça, modelo F

Jun.2017

Primeiro voo do Gripen E

2021

Campanha de testes de voo no Brasil, montagem do primeiro modelo F (dois assentos) e entrega do primeiro caça para operação no Brasil no fim do ano

Nov.2016

Abertura do centro de desenvolvimento do Gripen na Embraer em Gavião Peixoto (SP)

Ago.2019

Primeiro voo do quarto Gripen E, o primeiro destinado ao Brasil

Set.2019

Entrega formal do avião para a FAB

Set.2020

Primeiro avião chega de navio a Navegantes (SC) e de lá voa para Gavião Peixoto

Gino Marcomini/Saab | Infografia Luciano Veronezi

Folha