“Qual a primeira marca que lhe vem à cabeça?” Essa é a pergunta que o Datafolha faz aos brasileiros, sem distinção de categoria, desde 1993. Aquela que recebe o maior número de citações é coroada vencedora no Top do Top, categoria especial da pesquisa Folha Top of Mind.
Para obter o título de mais lembrada do país isoladamente, a marca precisa de no mínimo quatro pontos percentuais de diferença sobre a segunda colocada —só assim se supera a margem de erro. Caso isso não ocorra, o levantamento termina com mais de uma campeã. Nesse caso, não há critério de desempate.
Cinco gigantes em diferentes segmentos de produtos têm o privilégio de já terem sido Top do Top. Confira mais sobre o histórico de cada uma delas.
Omo: vencedora em todas as edições
Da Unilever, a marca Omo conquistou todos os prêmios no Top do Top. Com a conquista de 2020, são 28 títulos em 28 edições da categoria.
Foi em 1957, com a chegada de Omo, que os brasileiros se familiarizaram com o sabão em pó. Passados 63 anos, o país é o maior mercado mundial da marca.
Coca-Cola: colada na líder
O pódio do Top do Top só não foi compartilhado em duas ocasiões: 1999 e 2019. Foram os dois únicos anos em que Coca-Cola não esteve nele. A empresa, que está no Brasil há 75 anos, foi a mais lembrada em 26 oportunidades.
Líder no segmento de refrigerantes (pesquisado 23 vezes pelo Datafolha), a Coca-Cola historicamente aposta em associar sua imagem a sentimentos de positividade e alegria. Celebrações, como a do Natal e da Copa do Mundo, contam com forte presença da marca.
Nestlé: dez conquistas nos anos 2000
Até o fim dos anos 1990, a Nestlé concentrava os esforços de marketing em suas diversas linhas de produtos. Isso mudou no início dos 2000, e não tardou para que a companhia fosse Top do Top pela primeira vez, em 2001.
Desde então, foram mais nove vitórias (são dez ao todo), o que faz da Nestlé a terceira maior vencedora da categoria. Há 99 anos no Brasil (completa cem anos em 2021), o grupo suíço obteve seu último troféu do Top do Top em 2016, em empate com mais quatro marcas.
Nike: a comunicação centrada na vitória
A fabricante de materiais esportivos subiu ao pódio pela primeira vez em 2009. Desde então, só não esteve na primeira colocação em três oportunidades. Com nove títulos ao todo, é a quarta mais vitoriosa no Top do Top.
Além de referência em futebol, o que a aproxima de milhões de torcedores, a marca também comunica mensagens de superação, seja para um grande desafio esportivo, seja para uma corrida de fim de semana.
Samsung: muito além do Top do Top
A empresa sul-coreana já tinha sido Top of Mind com produtos como aparelho de TV, smartphone e tablet antes de se tornar a mais lembrada do país. O reconhecimento veio em 2013 e, ao todo, foram sete conquistas na principal categoria.
A fabricante de eletrônicos costuma se sobressair no total de troféus por edição. Em 2020, foram seis (Top do Top, Confiança, Inovação, Smartphone e tablet, Computador e Notebook e Aparelho de TV), mais do que qualquer outra marca.