Sebastião Salgado na Amazônia - Suruwaha

<b>Suruwaha</b> Expedição do fotógrafo brasileiro documenta os índios suruwahas, que vivem sem cacique ou qualquer outra hierarquia em uma pequena comunidade isolada no sul do Amazonas, onde produzem toda sua comida, cultivam o vigor físico e preservam tradições &ndash;como a de usar poções venenosas para caçar, pescar e morrer jovem

Acidente com cipó na aldeia dos suruwahas machuca olho de fotógrafo

Acidente com cipó na aldeia dos suruwahas machuca olho de fotógrafo

A ponta de um cipó espetou o canto interno do olho de Sebastião Salgado quando ele andava por uma trilha: "Uns poucos milímetros ao lado e eu estaria cego. Só para ir a um hospital levaria de três a quatro dias".

Na selva, Salgado seguia um índio que abria caminho com facão. "Eu olhava para baixo, para ver onde pisar. Nisso, a ponta de um cipó que ele havia cortado, pontiaguda, entrou por baixo de meu chapéu e espetou o cantinho do olho." Sangrou um pouco. Seu assistente, Jacques Barthélemy, fez a foto.

{{imagem=1}}

"Tive muita sorte." A expedição aos suruwahas é parte do projeto "Amazônia", que documenta o habitat e comunidades indígenas da maior floresta do planeta. Conhecido por reportagens de documentação como "Trabalhadores", "Êxodos" e "Gênesis", Salgado prevê lançar livro e exposições sobre "Amazônia" a partir de 2021.

A Folha já publicou seus trabalhos sobre os índios korubos (5.dez.2017) e ashaninkas (20.mai.2018). Radicado na França desde a ditadura, Salgado começou a carreira de fotógrafo nos anos 1970. Trabalhou em agências internacionais, como a Magnum, fundada por Robert Capa e Cartier-Bresson em 1947. Desde os anos 1990, mantém sua própria agência, a Amazonas Images, com sede em Paris.

veja também