A batalha de Belo Monte

Making-of

“A Batalha de Belo Monte” é a primeira da série Tudo Sobre, que apresentará vários dossiês digitais no site da Folha. Esta extensa reportagem multimídia, com cinco capítulos, 55 fotografias, 24 vídeos e 18 gráficos, tem a ambição de apresentar o máximo possível de pontos de vista sobre a polêmica usina hidrelétrica em construção no Pará.

“A Batalha de Belo Monte” começou a ser planejada e produzida em março de 2013, quando teve início a pesquisa para produzir infográficos e se realizou a primeira visita a Altamira (Pará). Desde então, o trabalho envolveu uma equipe de 19 pessoas, que trabalharam em diferentes momentos da produção.

Três repórteres de texto (Marcelo Leite, Dimmi Amora e Morris Kachani), um repórter fotográfico (Lalo de Almeida) e um de vídeo (Rodrigo Machado) ficaram por duas semanas em Altamira em agosto e setembro para colher informações, depoimentos e imagens. Dois deles (ML e LA) retornaram à cidade paraense na primeira semana de dezembro para atualizar e complementar o material.

Foram feitos dois sobrevoos da obra e da Volta Grande do Xingu, para captar em fotografias e vídeos toda a grandiosidade da obra. Uma equipe foi a Taubaté (SP) para registrar a montagem de turbinas de Belo Monte (imagens de Eduardo Knapp). Dimmi Amora foi ao Rio gravar depoimentos em vídeo com personagens marcantes da história de Belo Monte (imagens de Rony Maltz).

Na infografia e na montagem do site trabalharam: Fábio Marra, Mario Kanno, Simon Ducroquet, Rogério Pilker, Demetrius Daffara, Rubens Alencar, Lucas Zimmerman, Giuliana Miranda, Melina Cardoso (narração) e Douglas Lambert (edição de vídeos) – que também prepara material para o programa TV Folha.

Marcelo Soares montou a linha do tempo (histórico de Belo Monte desde os anos 1980) e Michael Kepp fez a tradução do texto para o inglês.

Copyright 2013 Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).